11 SET 2013
Unidade de Saúde da Família do Paseto é referência em promoção da saúde e do bem estar

A Unidade de Saúde da Família – USF “Dr. Thiers Garcez Aguiar” foi implantada, no bairro do Paseto, em 2008, como projeto piloto da Prefeitura de Lins. Neste ano a USF vêm tornando-se referência na prestação de serviços não só de combate a doenças, mas sim de prevenção da saúde e promoção do bem estar.
A Saúde da Família é um programa do Governo Federal que possui uma estratégia de atendimento a famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. Durante a tarde desta segunda-feira (09/09), ocorreu mais uma aula da oficina de artesanato e bordado, voltada para a 3ª idade. A turma conta com 40 pessoas.
“Nossa área de atendimento abrange 1222 famílias do bairro e região, totalizando cerca de 3900 pessoas e nosso estudo comprovou que aproximadamente 60% deste público é da terceira idade, sendo que a maioria permanecia em casa, sozinhas e isoladas da sociedade, por isso desenvolvemos atividades específicas também para este pessoal” explicou o enfermeiro Marcelo Sadamu Rodrigues, gerente da USF, “o que nos orgulha neste caso é que a maioria dos idosos vivia a base de medicamentos e agora a necessidade destes remédios caiu muito com o tratamento de promoção da qualidade de vida que oferecemos” acrescentou.
A Sra. Maria Alves da Silva Piovesan, de 46 anos, está desde 2010 fazendo tratamento contra um câncer e encontrou na USF um “novo” tratamento, “desde abril eu frequento a oficina de bordado e é maravilhoso, pois o tratamento contra minha doença é duro e aqui, além do aprendizado, eu posso relaxar, interagir e recarregar minhas energias, é sem dúvida a minha melhor terapia” comentou.
Existem outras atividades e voltadas para diferentes públicos, tal como a caminhada que acontece no período da manhã. “Nossa filosofia é trazer o público para a USF e envolve-los nas atividades, assim, com este acolhimento, conseguimos minimizar os seus problemas” afirmou Marcelo Sadamu, “até o final deste mês pretendemos inaugurar em parceria com outros órgãos da Prefeitura, a horta comunitária” completou. A USF também desenvolve campanha de vacinação nas empresas da sua área de abrangência.
Motivo que orgulha a equipe da USF e mostra a eficácia do trabalho é a diminuição do fluxo de pessoas, “conseguimos mensurar nossos resultados quando percebemos a diminuição no fluxo de pessoas, mas mantemos o relativo número de atendimentos, sem tumulto, com qualidade e organização estrutural, é um projeto piloto que deu certo e está dando cada vez mais” comemora o enfermeiro.
Na USF um médico clínico-geral atende as famílias em período integral, no caso da unidade do Paseto o responsável é o Dr. Luiz Henrique de Oliveira. A equipe realiza uma abordagem psicológica e também faz visita domiciliares para acompanhar determinadas situações.
A gerência da USF do Paseto está finalizando a atualização do seu regimento interno e já tem alguns projetos em andamento junto a Prefeitura de Lins de acordo com a demanda pela ampliação do serviço, tais como a implantação de uma sala de dentista e de farmácia.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024