10 SET 2013

Prefeitura de Lins celebra o
 Dia da Independência

CODEC- Coordenadoria de Comunicaçao

7 de setembro de 1822 é a data que mudou a história nacional e segue até os dias de hoje sendo lembrada e exaltada como marco da Independência do Brasil.
No primeiro ano da gestão “Construindo um novo tempo” a Prefeitura realizou uma programação especial para celebrar a data. Durante a manhã deste sábado (07/09), foi realizado, na Praça Joaquim Piza, o tradicional hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal pelas respectivas autoridades, Prefeito Edgar de Souza e Tenente–Coronel Fernando Fantazzini, comandante do 37º BIL, Major Daniela do 44º BPMI e Vereador Rubão Massagista. A banda do 37º BIL abrilhantou a solenidade que contou com a presença do Vice-Prefeito Rogério Barros, Secretários Municipais, funcionários da Prefeitura de Lins, demais autoridades e comunidade.
Após o ato foi realizada a premiação do Concurso de Redação sobre o Dia da Independência, promovido pela Secretaria de Educação na Rede Municipal de Ensino. A vencedora foi Rebeca Vitoria de Paula Pereira Nunes do 5º ano B da EMEF Profª Gessy Martins Beozzo, aluna da Professora Ivanilde Mendes da Silva. Rebeca fez a leitura de sua redação que falava sobre o “grito da independência”.
“É um importante momento cívico, precisamos cultivar cada vez mais nosso patriotismo e as manifestações que vimos recentemente, gritam pela independência, assim como a belíssima redação vencedora da Rebeca, e este grito deve ser entoado todos os dias pelo poder público com melhorias na saúde, na educação, na segurança, em toda sociedade” comentou o Prefeito Edgar de Souza.
A Prefeitura de Lins aproveitou o alto fluxo de pessoas na data especial e realizou mais uma edição do Previna Lins, programa que consiste em oferecer gratuitamente para a população avaliações preventivas e testes médicos, “o Previna Lins está se estruturando cada vez mais, nosso objetivo é realizar um programa não apenas de combate a doenças, mas sim de promoção da saúde e bem estar social, por isso ele envolve diversas Secretarias Municipais” explicou o Prefeito.
No fim da tarde o 37º BIL de Lins realizou o arriamento das bandeiras na Praça. Posteriormente, às 18 horas, foi iniciado o Desfile Cívico na Rua Olavo Bilac. A iluminação da rua foi melhorada e foram distribuídas aos presentes 5.000 bexigas verdes e amarelas para decorar a festa.
Os parceiros da festividade desfilaram na seguinte ordem: 37º Batalhão de Infantaria Leve, Polícia Ambiental, Policia Rodoviária, Polícia Militar, Posto de Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Assuntos da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Secretaria Municipal de Assistência Social, Oficinas Culturais da Casa da Cultura, Projeto Guri, Escola Estadual 21 de Abril, Horto Florestal – Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria de Esportes e Lazer, Associação Morimoto de Judô, Conservatório Musical de Lins, Escola Estadual Fernando Costa, , Grupo de Escoteiro Cristão “Jesus Cristo é Poder”, Escola Estadual Prof. Miécio Cavalheiro Bonilha, SABESP, ABCEL, ETEC, Escola Estadual Dom Henrique Mourão e Equipe Força e Equilíbrio – Wheeling.
Como no Desfile de aniversário do município o Desfile Cívico de 7 de setembro foi realizado no período noturno, visando atrair um maior número de pessoas e escapar um pouco do sol. O Desfile atraiu milhares de pessoas e novamente foi sucesso. O palanque das autoridades reuniu Vereadores, representantes de empresas e instituições, Secretários, Vice-Prefeito Rogério Barros e Prefeito Edgar de Souza.
“Foi uma bela festa e todos envolvidos merecem os parabéns, celebramos com patriotismo o 7 de setembro, novamente os participantes deram exemplo de civismo e cidadania” comentou o Prefeito, “mas ainda é possível melhorar as festividades públicas, com o envolvimento de mais instituições, reforços na estrutura e inserção de temas específicos para que a festa fique cada vez melhor” concluiu.
As comemorações do Dia da Independência foram encerradas majestosamente com o Concerto da Independência, reunindo os talentosos grupos: banda do 37º BIL, Coro Sinfônico e Orquestra Sinfônica Jovem de Lins. Os artistas novamente deram um show com a interpretação de sucessos musicais e centenas de pessoas permaneceram na Praça Joaquim Piza e acompanharam o espetáculo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024