06 SET 2013
Prefeito Edgar acompanha palestra do deputado Fernando Capez no Unisalesiano

Prefeito Edgar acompanha palestra do deputado Fernando Capez no Unisalesiano

CODEC- Coordenadoria de Comunicaçao

O IV Encontro Científico e Simpósio de Educação do Unisalesiano, de 02 a 06 de setembro, que tem como tema “Universidade e Juventude: convergência e descompassos” contou com a presença de um dos maiores doutrinadores do Direito Penal e Direito Processual Penal brasileiro, o deputado estadual Fernando Capez, que discorreu sobre o tema Os Princípios Constitucionais do Direito Penal.
Capez é procurador da justiça licenciado, ingressou no Ministério Público em 1988, integrou o primeiro grupo de promotores responsáveis pela defesa do patrimônio público e da cidadania. Destacou-se no combate à violência das torcidas organizadas, foi o responsável pela investigação da máfia do lixo e do escândalo dos transportes.
O jurista abriu o evento saudando o magnífico reitor do Unisalesiano, Pe. Jair Marques de Araujo, o prefeito de Lins, Edgar de Souza e todas as demais autoridades que compuseram a mesa do ato solene.
“É um prazer para nossa cidade receber uma autoridade como o deputado Fernando Capez, seu amplo conhecimento na área do Direito foi muito enriquecedor para todos que lotaram o auditório da Universidade esta noite e principalmente para os estudantes do curso de Direito” comentou o Prefeito Edgar, “é louvável a iniciativa do Unisalesiano, nosso grande parceiro, de trazer este exímio profissional para falar de perto com os acadêmicos” concluiu.
Durante a palestra foram abordadas as novas tendências do Direito Penal no século XXI, apontando as mudanças fundamentais respaldadas com o surgimento da Constituição Federal de 1988, que mudou o perfil político constitucional do Estado brasileiro, consagrando a República Federativa do Brasil como um Estado Democrático de Direito.
O intuito da palestra foi transmitir aos presentes à necessidade de pensar o Direito Penal. Para Fernando, o bom profissional da área de Direito é aquele que interpreta as leis, avaliando a forma e o contexto social.  “O Direito penal no século XXI não é um Direito em que você decora artigos de lei. É um Direito que você conhece os princípios gerais que regem a matéria e, por meio desses princípios gerais, resolve questões particulares específicas. Você não tem que ser um escravo da lei, mas, sim, um intérprete”, finalizou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024