Nessa quinta-feira (11), foi realizada a segunda edição da Sala de Situação de Dengue. O evento que aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal, contou com a presença do Prefeito Edgar de Souza, da Secretária de Saúde Claudia Nunes, da Secretária de Assistência Social Luiza de Fátima Nacamura, do Tenente Coronel Eraldo Francisco Ferreira Junior, do Delegado Marcelo Muniz, e também de representantes de associações e entidades de todo município.
O intuito dessa reunião é mais uma vez unir forças no combate contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chinkungunya. Além de informar o calendário de ações que serão realizadas no município durante o mês de fevereiro.
Esteve à frente da reunião a Diretora da Divisão de Vigilância Sanitária Mariana Batelochi, juntamente com a enfermeira interlocutora da Dengue Rosângela Badine Pizzighini.
O Prefeito Edgar de Souza também fez o uso da palavra e frisou que a sociedade precisa de mudança de habito. Pois ainda de acordo com ele, não falta informação, na verdade falta pegar essas informações e aplicá-las emdia a dia. “As pessoas têm que perceber de fato o perigo que esse mosquito representa. Além de entender que a medida mais eficaz é combater o criadouro e não deixar o mosquito nascer. Ele mata! Então ele não pode nascer. Temos que ter isso na nossa cabeça”, afirma.
Calendário de ações
Durante a reunião foram informadas as datas das próximas ações que serão realizadas em prol dessa causa e como elas serão aplicadas. O início será nesse sábado (13), com a Ação Educativa realizada pelos militares do 37º BIL, juntamente com a Secretaria de Saúde, Defesa civil e Corpo de Bombeiros, indo de casa em casa nos bairros com mais índices de focos e criadouros, conscientizando os cidadãos quanto à gravidade do problema e o grau de responsabilidade de todos no combate ao mosquito aedes aegypti.
Neste mesmo dia também irá ocorrer uma mobilização do Calçadão Tancredo Neves e na Praça Coronel Pizza. Com entrega de panfletos em toda região comercial das 8h às 13h. O objetivo é conscientizar e também educar os munícipes em ralação a causa.
Na segunda-feira (15), terá início a fase de mutirão de limpeza municipal, que irá se estender até o dia 19. A Prefeitura, juntamente com o 37º BIL irá atuar junto à população nas áreas urbanas de mais risco. E na quarta-feira (17), será realizada uma palestra voltada as gestantes do município, falando e esclarecendo tudo sobre o Zika Vírus. O evento acontecerá na Casa dos Médicos, 13h. De acordo com a Diretora de Divisão de Vigilância Epidemiológica Mariana, está sendo cotados os valores de repelentes, para serem distribuídos a gestantes que realizam acompanhamento no SUS.