25 JAN 2016
Nota – Dengue

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores informam que até o presente momento temos 71 (setenta e uma) notificações,18 (dezoito casos positivos), 45 (quarenta e cinco) casos negativos e 08 (oito) aguardam resultados.
Reforça-se que a Dengue é uma doença infecciosa febril, causada por um arbovírus do gênero Flavivírus (de 4 sorotipos: 1, 2, 3 e 4) transmitida principalmente pelo Aedes aegypti e apresenta diversas formas clínicas: infecção inaparente, Dengue, Dengue Com Sinais de Alarme e Dengue Grave.
No município de Lins, estamos na fase inicial da doença e por este motivo reforçamos a importância da população neste processo,auxiliando na eliminação dos criadouros, de focos de larvas e combate ao mosquito Aedes aegpty, tendo em vista o alto volume de chuvas que ocorre no mês de janeiro.
Os números de dengue confirmados em Lins mostram que devemos reforçar o alerta de que é fundamental ficarmos atentos aos cuidados preventivos contra o mosquito transmissor da doença, bem como aos sinais e sintomas da doença (febre e mais dois dos seguintes sintomas: dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, vômito, diarréia, manchas avermelhadas na pele) e neste caso, procurar a Unidade de Saúde mais próxima, a fim de que possamos realizar diagnóstico precoce e tratamento oportuno, possibilitando a agilização e qualidade do atendimento e as ações de controle na tentativa de evitar o surgimento de novos casos de Dengue, da Chikungunya e do Vírus Zika.
Eliminar o mosquito da dengue também é responsabilidade de todos:Não facilitemos.
    Colocamos-nos a disposição para qualquer dúvida que possa ocorrer.

DVE: 14-35334283

Rosângela Badine Pizzighini