28 JUL 2015

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

A Incubadora de Empresas criou o programa Desafio ADETEC (Agencia de Desenvolvimento Tecnológico de Lins). Uma proposta diferente dos ensinamentos curriculares, com o objetivo de preparar jovens para uma nova forma de trabalho, buscar a realização pessoal, visão para descobrir oportunidades e desenvolvimento pessoal.
A ideia é desenvolver o comportamento empreendedor, na pratica. O jovem participa de várias fases de treinamento e acompanhamento, com orientação de consultores de Viviane Faustini, coordenadora do Hotel de Projetos e Flávio Anequini, coordenador da Incubadora de Empresas. Paralelamente desenvolve todos os passos que envolvem a criação e os percalços de um pequeno negócio.
Participam 17 alunos do curso “Jovens Comunicadores” da Casa de Cultura e Cidadania. Estes foram desafiados e já estão envolvidos em palestras e cursos para aprender a criar o próprio negócio.
Dois encontros foram realizados no mês de julho. Inicialmente uma palestra de apresentação, e um segundo encontro, ocorrido dia 23 de julho, com o tema: “Ferramentas para o Desenvolvimento de Negócios”.
De acordo com a coordenadora do Hotel de Projetos da Incubadora de Empresas, Viviane Faustini, o processo de capacitação, que está em andamento, envolve Ferramentas de Desenvolvimento de Negócios, Marketing Digital, Finanças, pesquisa de mercado, Workshop de Modelagem de Negócio, Curso de Oratória, Prezi (ferramenta de apresentação de projetos) e a técnica elevator-pitch (uma abordagem de vendas de alto retorno, que permite a divulgação de um produto ou projeto em poucos minutos).
O orientador dos alunos, Educador Gilmar Carvalho, relata que no primeiro encontro o grupo já se estimulou com o desafio. “Estão muito envolvidos. O desafio é algo marcante e provocante para o jovem. As expectativas são das melhores”, afirma.
Ao final os Modelos de Negócios serão apresentados a uma banca examinadora formada por profissionais da ADETEC. Osprojetos serão avaliados e pontuados, levando em conta a apresentação, capacidade de convencimento, viabilidade de negócio, qualidade de pesquisa de mercado, utilização das mídias sociais e potencial de sucesso.
A ADETEC/Incubadora de Empresas busca disseminar a cultura empreendedora aos jovens, para formar pessoas comprometidas com processos planejados, com visão diferenciada e de olho na inovação.
28/07/2015