22 MAI 2015

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

A Unidade de Saúde da Família “Dr. Thiers Garcez Aguiar”, no bairro do Pasetto, atende toda comunidade local de forma acolhedora.
De acordo com o enfermeiro gerente Marcelo Sadamu Rodrigues, a unidade oferece dentista, enfermeiro e médico que atendem nos dois períodos.
A USF Pasetto atende uma média de 5500 pessoas por mês que contam com consultas médicas, odontológicas e de enfermagem como curativos e vacinas. Aproximadamente 1180 famílias são contempladas com o posto.
O médico responsável pelos atendimentos é especializado em saúde da família, podendo atender de gestantes a idosos.
Para melhor acolher a comunidade, a unidade de saúde realiza vários projetos, entre eles estão o “Grupo de Caminhada”, realizado três vezes por semana às 07hs da manhã com pessoas de todas as idades. Aproximadamente 20 pessoas participam da atividade que conta com a supervisão de um educador físico.
Há também o “Grupo Terapêutico da Terceira Idade” que atende cerca de 50 mulheres. Para Marcelo o grupo é uma ação preventiva contra a depressão e melhora a qualidade de vida. Segundo ele muitas mulheres deixaram de tomar remédios antidepressivos depois que começaram a frequentar o grupo.
A unidade oferece também o “Programa Saúde na Escola” onde são ministradas palestras mensais com temas variados nas escolas EE Prof. Decia Lourdes Machado dos Santos e EE Prof. Octacílio Sant’Anna, promovendo a saúde do adolescente.
Além de uma“Horta Terapêutica” cuidada por homens da Terceira Idade que podem levar as hortaliças colhidas para suas casas.
Todas as quartas-feiras o médico, o enfermeiro e o dentista da unidade vão até as casas de pessoas da comunidade que não tem condições de comparecer a USF para realizar atendimento.
Aproximadamente 40 pessoas são atendidas mensalmente.Há também quatro Agentes Comunitárias que realizam visitas a cerca de 200 famílias cada uma.
A Unidade está passando por reforma e ampliação, de acordo com Marcelo, após a finalização serão implantados projetos para atender grupos de adolescentes.
A USF “Dr. Thiers Garcez Aguiar” fica localizada na Rua Antônio Eufrazio de Toledo, 20 e atende das 07hrs às 17hrs.
22/05/2015