21 MAI 2015
NOTA INFORMATIVA - PREVENÇÃO DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO RESPIRATÓRIAS
Lins, 20 de maio de 2015.
NOTA INFORMATIVA - PREVENÇÃO DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO RESPIRATÓRIAS

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, ressalta algumas doenças de transmissão respiratórias mais comuns durante o inverno:
Gripe: causada pelo vírus influenza, é mais grave e costuma ter duração mais longa. Além dos sintomas do resfriado, provoca febre alta de instalação abrupta, dores pelo corpo e fadiga. Se não diagnosticada e tratada corretamente, a gripe pode desencadear complicações como pneumonias e comprometimento dos brônquios.
Pneumonia: é uma infecção aguda dos pulmões causada por bactérias, vírus ou fungos. Ocorre quando há falha nas defesas do organismo e pode surgir após uma gripe ou crise de bronquites mais severas.
Sinusite: é a inflamação das cavidades do crânio em torno do nariz, causada por alergias ou infecções virais e bacterianas que provocam dor de cabeça, inchaço nas pálpebras, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos.
Meningite: é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central e por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.
Coqueluche: ou tosse comprida é uma doença altamente contagiosa e perigosa para crianças causada pela bactéria Bordetella pertussis  (geralmente com sintomas mais ligeiros), que causa tosse violenta contínua e dolorosa. A patologia é prevenível por vacinação.

Como prevenir?
— Limpar as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz; — Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; — Usar lenço de papel descartável; — Proteger com lenços a boca e o nariz ao tossir ou espirrar; — Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas);— Evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados);— Arejar o ambiente doméstico e fazer com que ele receba a luz solar, pois essas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias;— Tomar cuidado ao escolher a tinta para pintar as paredes da casa. Optar sempre por aquelas que contêm substâncias que inibam a proliferação de fungos, mofo e ainda não possibilita a aderência de poeira. Preferir sempre as tintas fabricadas à base de água; — Manter limpas as roupas de cama, principalmente cobertores e edredons; — Lavar, secar e arejar bem as roupas de inverno guardadas por muito tempo antes de serem utilizadas; — Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada (alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, abacaxi e acerola e goiaba), ingestão de líquidos e atividade física; Evitar o cigarro; Manter atualizada a caderneta de vacinação, que diminui a gravidade da doença e as chances de complicações.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024