03 NOV 2014
NOTA - Campanha de Intensificação de Busca de Sintomáticos Respiratórios - Tuberculose

PREFEITURA MUNICIPAL DE LINS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Divisão de Vigilância Epidemiológica

Lins, 29 de outubro de 2014.

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica realizou nesta quarta-feira dia 29, uma capacitação técnica referente à doença Tuberculose e as estratégias da Campanha de Intensificação de Busca de Sintomáticos Respiratórios do Estado de São Paulo, que acontecerá no período de 03 a 15 de novembro de 2014.

. O evento contou com os profissionais da Atenção Básica, CTA, CAPS, Centro de Ressocialização e Hospitais. A Campanha tem como objetivo diagnosticar precocemente casos de tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, ocorrendo demora na procura dos serviços de saúde.

Os sintomas da doença são: tosse por mais de três semanas, febre (mais frequente ao entardecer), suor noturno, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Porém osintoma mais frequente da Tuberculose pulmonar no adulto é a tosse.

Informamos que no município de Lins a Unidade de Referência para Diagnóstico e Tratamento de Tuberculose é o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), sendo que todas as unidades do município estão preparadas para receber os pacientes sintomáticos, realizarem a primeira avaliação, procedendo com encaminhamento conforme necessário.

Portanto, todas as pessoas que apresentam tosse por mais de 3 semanas acompanhada ou não de algum dos seguintes sintomas: febre, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento e cansaço, procurem uma Unidade de Saúde para receber avaliação e realizar a coleta de escarro (baciloscopia) para exame.

Ressalto, que durante a campanha serão realizadas busca ativa de sintomáticos respiratórios e orientações em sala de espera nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, CAPS, Santa Casa de Lins, CAIS Clemente Ferreira e CTA.

A Secretaria Municipal de Saúde espera assim identificar novos casos, iniciando precocemente o tratamento e as medidas de controle da doença.

Maiores informações pelo telefone 3533-4250 ramal 4413.

Atenciosamente,

Dra. Mariana Batelochi Sioni Rozeno

Diretora da Vigilância Epidemiológica

SESA - Lins