Presença de peixe no Campestre
Resultado de investimentos em coleta e tratamento de esgotos ao longo de vários anos
Lins é uma cidade 300%: água, coleta e tratamento de esgoto
CODEC - Coordenadoria de Comunicação
Desde 1997 a cidade de Lins trata os esgotos.
Com capacidade para tratar 265 litros por segundo, Lins trata 100% dos esgotos coletados.
O benefício disso é um rio despoluído que passa pelo centro da cidade. Também são beneficiados os seus afluentes, os córregos Barbosa, Barbosinha e Jacintina.
Investimentos importantes na limpeza do rio
Além da estação de tratamento a Sabesp investe em ações como o cadastramento dos imóveis que têm acesso à rede de esgoto mas não estão ligados. Atualmente o programa do Governo do Estado Se Liga na Rede vem beneficiando famílias sem condições de ligar suas residências à rede de esgotos.
A Sabesp realizou nos últimos quatro anos importantes redes coletoras de esgotos em diversos Bairros da cidade como é o caso dos jardins São Roque, Iracema, Lins VII, Junqueira e em diversas ruas onde já foram executados rede e remanejados coletores e interceptores.
Recentemente foi concluído remanejamento de rede da margem direita do Córrego Barbosinha que evita o rompimento das redes e consequente vazamento dos esgotos.
A pesca no Campestre
Na cidade de Lins, em pleno centro comercial, homens e mulheres passam momentos de lazer ou até para subsistência na prática da pesca. Segundo eles lá se pesca tilápia, sardinha, lambari e traíra. A senhora Ivone Quinto, vista pescando em muitos finais de tarde contou certa vez que “é muito bom passar momentos de lazer à beira do rio e afirmou que pesca ali há muitos anos. "É uma ótima diversão e o rio oferece grande variedade de peixes”,disse.
Peixamento
A Sabesp e parceiros periodicamente promovem a soltura de alevinos no rio Campestre. Em março, nas comemorações do Dia Mundial da Água foram soltos soltos alguns milhares de peixes naquele rio, em parceria com escolas e entidades.