12 AGO 2021
CULTURA
Cadastramento de trabalhadores e espaços de arte e cultura para subsidiar mapeamento de artistas e instituições artísticas do município de LINS
O QUE É?

Cadastro de trabalhadores e trabalhadoras de cultura, artesãos, espaços e empresas culturais e artísticas do município de Lins para credenciamento para realização de atividades estabelecidas pela Coordenadoria de Cultura, identificação do perfil de trabalhadores da cultura do município e habilitação para participação das ações realizadas com recursos da Lei Aldir Blanc.

Artesão é toda pessoa física que, de forma individual ou coletiva, faz uso de uma ou mais técnicas no exercício de um ofício predominantemente manual, por meio do domínio integral de processos, transformando matéria-prima em produto acabado que expresse identidades culturais brasileiras. Além disso, o artesão poderá utilizar artefatos, ferramentas, máquinas e utensílios para auxílio limitado, desde que seu manuseio exija ação permanente do artesão para executar o trabalho; e moldes e matrizes, não comercializáveis, desde que tenham sido criados e confeccionados pelo próprio artesão para o seu uso exclusivo.

Artesanato é toda produção resultante da transformação de matérias primas em estado natural ou manufaturada, através do emprego de técnicas de produção artesanal, que expresse criatividade, identidade cultural, habilidade e qualidade.

Espaços culturais são todos aqueles organizados e mantidos por pessoas, organizações da sociedade civil, empresas culturais, organizações culturais comunitárias, cooperativas com finalidade cultural e instituições culturais, com ou sem fins lucrativos, que sejam dedicados a realizar atividades artísticas e culturais, tais como: teatros independentes; escolas de música, de capoeira e de artes e estúdios, companhias e escolas de dança; circos; cineclubes; centros culturais, casas de cultura e centros de tradição regionais; museus comunitários, centros de memória e patrimônio; bibliotecas comunitárias; espaços culturais em comunidades indígenas; centros artísticos e culturais afro-brasileiros; comunidades quilombolas; espaços de povos e comunidades tradicionais; festas populares, inclusive o carnaval e o São João, e outras de caráter regional; teatro de rua e demais expressões artísticas e culturais realizadas em espaços públicos; livrarias, editoras e sebos; empresas de diversão e produção de espetáculos; estúdios de fotografia; produtoras de cinema e audiovisual; ateliês de pintura, moda, design e artesanato; galerias de arte e de fotografias; feiras de arte e de artesanato; espaços de apresentação musical; espaços de literatura, poesia e literatura de cordel; espaços e centros de cultura alimentar de base comunitária, agroecológica e de culturas originárias, tradicionais e populares; outros espaços e atividades artísticos e culturais validados no cadastro.

Trabalhador e trabalhadora da cultura são as pessoas que participam de cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais descritos acima, incluídos artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte e capoeira.

QUEM PODE SOLICITAR?

Artistas, artesãos, contadores de histórias, cantores, escritores, músicos, produtores, técnicos de som, técnicos de luz, figurinistas, curadores, oficineiros, professores de arte e capoeira, desenhistas, dançarinos, pintores, artistas plásticos, profissionais de audiovisual, fotógrafos, espaços de todos os segmentos culturais, instituições, empresas e associações de todos os gêneros culturais citados acima.

COMO SOLICITAR?

Preenchimento do formulário de cadastro no site da Prefeitura Municipal de Lins (www.lins.sp.gov.br)

PERÍODO DE CADASTRAMENTO – 10 de agosto a 31 de agosto de 2021

MAIORES INFORMAÇÕES: