17 DEZ 2020
Prefeitura de Lins realiza Ato Simbólico para entrega do Monumento “100 Anos de Lins”

A Prefeitura de Lins, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentado e Relações Institucionais, Diretoria de Turismo e Comissão do Centenário de Lins, realizou na última terça-feira (15), o Ato Simbólico para entrega do Monumento “100 Anos de Lins”, em comemoração ao Centenário do Município.

Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito Akio Matsuura, o vice-prefeito Damião de Souza, o ex-prefeito Edgar de Souza, acompanhados da equipe de governo da Prefeitura de Lins, membros da Comissão do Centenário de Lins e Imprensa.

O monumento “100 Anos de Lins” tem 14 metros de comprimento por 2.50 de largura formado por um obelisco representando a letra L de “Lins” e um conjunto de esculturas retratando uma família de colonizadores se deparando com a beleza da região e sonhando com uma vida promissora neste novo continente seguidos de 10 painéis representando as 10 décadas de existência do Município.

Cada década traz duas cenas referentes às lembranças da época, totalizando 20 figuras esculpidas em alto relevo com argamassa especial desenvolvida pelo escultor. Além disso, possui dormentes com trilhos na sua parte frontal, simbolizando a maior riqueza do município: a “Linha Férrea”. Também possui iluminação especial em Led para que a população possa fazer uma leitura didática da obra. A letra “L “ terá luzes vermelhas e azuis reluzindo as cores da bandeira do município de Lins.

Confira o significado das 20 figuras representadas nos 10 painéis instalados:

1 - Índios trilhando a Beira do Rio Dourado; 2 - Estação de Trem alvenaria e madeira; 3 - Colonizadores; 4 - Lavoura do Café; 5 - Trabalho na Lavoura; 6 - Frigorífico - Gado de Corte; 7 - Laticínios – Gado Holandês/Leiteiro; 8 - Cidade das Escolas – Odontologia – Engenharia; 9 - Óvni – Década 60; 10 - Ponte da Estrada de Ferro; 11 - Exército – Quartel; 12 - Bancos – Hotel Palace Lins; 13 - Águas termais; 14 - Artes Plásticas – Cultura – Pintura Mabe; 15 - Igrejas –Templos Budistas; 16 - Conservatório Musical; 17 - Usina de Açúcar – Cana de Açúcar; 18 - Futebol Linense – Elefante Mascote; 19 - Gastronomia; e 20- Comércio e negócios.

A cerimônia também contou com depósito da Cápsula do Tempo "Centenário de Lins" em um espaço destinado no Monumento, armazenada com documentos do passado e cartas para o futuro com um compromisso com as gerações futuras. A Cápsula será aberta daqui a 50 anos, em 14 de dezembro de 2070.

A obra foi desenvolvida pelo escultor Romildo Cardozo no período de 8 meses e teve recursos provenientes do programa “Município de Interesse Turístico” (MIT) da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, totalizando um investimento de R$ 243.219,94.