02 DEZ 2020
Lins continua na Fase 3 no Plano São Paulo de Flexibilização

Na tarde desta segunda-feira (30), o Governo do Estado de São Paulo anunciou a atualização do  Plano São Paulo e o processo de flexibilização dos municípios em relação ao combate ao Coronavírus.

A região de Bauru, a que Lins está situada manteve-se na fase amarela em relação ao controle do contágio, logo pelo  Plano São Paulo de Flexibilização as atividades não terão  novas restrições, apenas alguns ajustes.

O Plano São Paulo foi instituído em 1° de junho para regionalizar a quarentena no Estado. São cinco fases: vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Fase vermelha é a mais rigorosa com comércio e serviços fechados. A verde é a mais flexível.

No Plano  São Paulo,  Lins estava na chamada “FASE 3” ou Cenário 3 Fase Amarela e continuamos no mesmo patamar.

Nestas regiões está permitida alguma flexibilização das atividades desde que resguardas as devidas orientações e restrições para o combate à Pandemia.

Todos os estabelecimentos devem cumprir o protocolo geral:

• Controlar o  número de acesso das pessoas;
  • Manter o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre pessoas;
  • Disponibilizar álcool gel em todos os ambientes;
  • Obrigatório uso de máscaras faciais para trabalhadores e clientes;
  • Os grandes estabelecimentos deverão também fazer a aferição de temperatura de seus frequentadores.

Confira as principais regras que continuam em vigor na cidade de Lins:

COMÉRCIO EM GERAL

• Autorizado o atendimento ao público, com restrições e sem prova de produtos:
  • Horário reduzido (10 horas).

Adoção dos protocolos geral e setorial específico

SALÕES DE BELEZA, CLÍNICAS DE ESTÉTICA E SIMILARES

Podem funcionar com restrições, com atendimento com hora marcada e sem gerar aglomeração:

RESTAURANTES, LANCHONETES, BARES, SORVETERIAS E DOCERIAS, PADARIAS E MERCEARIAS

Podem funcionar com atendimento ao público, com restrições, sendo recomendado o serviço de entrega à domicílio e drive thru:

• Somente ao ar livre ou em áreas arejadas
  • Consumo local até 17h.
  • Consumo local até as 22h (se a região estiver a ao menos 14 dias seguidos na fase amarela).
  • Adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos.

CLUBES, ASSOCIAÇÕES E ESPAÇOS ESPORTIVOS

Podem funcionar com restrições, para atividades ao ar livre que não gerem aglomerações e para esportes que não apresentem contato físico direto entre os participantes. Saunas, salões e locais de confraternização permanecem proibidos:

ACADEMIAS E CENTROS DE ATIVIDADE FÍSICA

Podem funcionar com restrições, para atendimento de pessoas em recuperação de tratamentos de saúde, por prescrição médica:

• Ocupação máxima limitada a 30% da capacidade do local.
  • Horário reduzido (10 horas).
  • Agendamento prévio com hora marcada.
  • Permissão apenas de aulas e práticas individuais, mantendo-se as aulas e práticas em grupo suspensas.

EVENTOS

• Permitido após a região ficar ao menos 28 dias consecutivos na fase amarela (apenas caso a região tenha avançado das fases laranja ou vermelha).
  • Ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local.
  • Obrigação de controle de acesso, hora marcada e assentos marcados.
  • Venda de ingressos de eventos culturais em bilheterias físicas ou digitais, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento.
  • Assentos e filas respeitando distanciamento mínimo.
  • Proibição de atividades com público em pé.

ATENÇÃO

Regras complementares e outras orientações para cada segmento estão disponíveis no documento Plano São Paulo do Governo do Estado de São Paulo (link abaixo) : https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/