27 NOV 2020
Prefeitura de Lins revitaliza o Portal do Centenário da Imigração Japonesa

A Prefeitura de Lins através da SEDESU - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentado e Relações Institucionais, setor Turismo realizou a revitalização da rua japonesa -  Rua Rodrigues Alves entre as Ruas Floriano Peixoto e XV de Novembro.

A obra foi executada no Portal do Centenário da Imigração Japonesa, com recursos do Programa de Município de Interesse Turístico, em convênio com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 52.185, 87.

A cultura japonesa é muito presente em Lins. Suas manifestações enriquecem muito a cultura local com seus ritmos, crenças e costumes que realçam o dia-a-dia dos linenses. A região é berço da imigração japonesa no noroeste paulista e Lins possui uma das maiores comunidades nipônicas do interior, contando com 02 templos budistas, sendo que o Templo Budista Taissenji é o berço do Budismo Primordial no Brasil.

Pela importância histórica e cultural da comunidade japonesa para o município, em 2008 foram construídos um Portal Tori e a rua japonesa para homenagear o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, através da reestruturação urbana e revitalização do centro de Lins.

O projeto, de autoria do arquiteto Kauê Obara Kurimori, com 1200 m², contemplou alguns elementos característicos do Japão, como: o portal Tori, que representa para os japoneses não apenas a passagem do corpo no espaço, mas também a transposição espiritual, os postes de iluminação decorativa trazem uma versão para o mobiliário urbano da lanterna japonesa, “Lanterna Couchin” e o paisagismo é contemplado no jardim japonês. Uma homenagem do povo de Lins aos imigrantes japoneses que, com espírito de luta, tenacidade e sacrifícios, ajudaram a escrever a nossa História e construir a nossa economia.

O objetivo da obra foi revitalizar a  área de interesse turístico municipal, através de intervenções estruturais e urbanísticas para realização de melhorias em aspectos de circulação, na qualidade visual e funcionalidade, consistindo em: serviços preliminares, pavimentação em blocos de concreto intertravados, sinalização de acessibilidade, instalação elétrica e iluminação, paisagismo e pintura. Remoção  dos blocos quebrados e reposição com peças novas, acompanhando o modelo, cor e dimensões dos existentes na pavimentação. Adequação da sinalização de acessibilidade, assentando o piso podo tátil conforme o padrão do Calçadão Tancredo Neves, localizado ao lado do “Portal do Centenário da Imigração Japonesa”.

A instalação elétrica e iluminação foram readequadas, substituindo todos os receptáculos de porcelana, todas as luminárias “tipo lanterna japonesa”, os cabos de cobre flexíveis, foram instaladas lâmpadas de LED. Foram replantadas as árvores tipo cerejeira, da mesma espécie existente no local. As peças metálicas, como o Portal Tori e os postes das arandelas japonesas receberam esmalte automotivo, na cor vermelha.

Esta é uma ação estruturante do Plano Diretor de Turismo de Lins, dentro do projeto de Requalificação urbanística de vias e logradouros em áreas de interesse turístico, no eixo de infraestrutura turística. Ressalta-se que o “Portal do Centenário da Imigração Japonesa” está ao lado do Calçadão Tancredo Neves.