03 ABR 2020
NOTA – DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores informam que nesse ano de 2020 foram notificados 792 (setecentos e noventa e dois) casos suspeitos de dengue, sendo 322 (TREZENTOS E VINTE E DOIS) CASOS CONFIRMADOS COMO POSITIVOS, 142 (cento e quarenta e dois) casos encerrados como negativos e 328 (trezentos e vinte e oito) casos ainda aguardam resultados.

MUDE SUA ATITUDE! ESTÁ NA HORA DE FAZER A SUA PARTE!

A equipe de Controle de Vetores informa aos munícipes, para que fiquem atentos aos locais que possam acumular água em sua residência como:

• Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico. Em banheiros com pouco uso, dê descarga pelo menos uma vez por semana.
  • Não deixe Água Parada: Destruir os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve. Evite sua procriação.
  • Lixeiras Dentro e Fora de casa: Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem o saco plástico.
  • Vasilhas para Animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.
  • Coletor de água de geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.
  • Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
  • Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.
  • Cacos de vidro em muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.
  • Lixo, entulho e pneus: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

Solicitamos a colaboração dos munícipes quanto ao combate ao Aedes Aegypti e também da manutenção e limpeza de suas residências, pois ainda estamos em transmissão. A equipe de Controle de Vetores está capacitada para o atendimento sem risco de transmissão em relação ao Coronavírus.

No momento as equipes estão atuando nos bairros Vila Guararapes e Jardim Campestre, seguem realizando atividades de orientação a população. Orientamos que a população mantenha uma distância de 2 metros dos agentes de endemias e agentes comunitários. Estamos à disposição da população para visitas em caso de infestações/orientações, entrar em contato através do telefone (14) 3533-4477 ou (14)3533-4283.

Vale lembrar que é de extrema importância ficarmos atentos aos sinais e sintomas da Dengue, portanto, ao apresentar febre acompanhada de dois ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça, manchas pelo corpo, dor no fundo dos olhos, vômito, diarreia, dores musculares e nas articulações, procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, para diagnóstico precoce e tratamento oportuno.

Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Ligue: (14) 3533-4283.