11/09/2019 às 08:30:00
Prefeitura de Lins faz ação com servidores para conscientização ao Dia mundial de prevenção contra o Suicídio

A Prefeitura de Lins, através da secretária de Negócios Administrativos , Escola de Governo, realizou nesta manhã de terça-feira (10), uma ação envolvendo "abraços" e "frases de conforto ao próximo".

"A ação tem o objetivo de informar e motivar o servidor quanto ao tema, a fim de que possa ajudar a si mesmo e a outras pessoas que esteja passando por momentos de fragilidade emocional. O cuidado com a mente foi ponto de destaque na ação de encerramento, que contou com servidores em uma incrível roda de conversa". Explica, Elomar Fontes, Escola de Governo.

Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.

Ao mesmo tempo, em que há muita discussão sobre o tema e que são organizadas caminhadas, durante esse mês alguns locais são decorados com a cor amarela. Assim, já foram iluminados de amarelo o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, entre outros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem às ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.