06 AGO 2019
Nota - Sarampo

Diante da situação epidemiológica do Sarampo no Estado de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de Lins, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica informa a presença de 06 (seis) casos SUSPEITOS de SARAMPO no município, cabe ressaltar que os casos são SUSPEITOS, caracterizados pela presença dos sintomas da doença, estes só estarão confirmados após resultados laboratoriais do IAL (Instituto Adolfo Lutz de São Paulo).

As medidas profiláticas diante destas situações já foram adotas, envolvendo a quarentena (isolamento) do caso suspeito, conduta clínica e levantamento dos contatos nos últimos dias para bloqueio. O bloqueio visa a diminuição do risco de transmissão da doença nas pessoas que tiveram contato direto com o caso suspeito, consiste na aplicação de uma dose adicional da vacina Tríplice Viral (SCR) que protege contra as doenças Sarampo Caxumba e Rubéola.

O Sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, transmitida de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou espirrar e que permanecem dispersas pelo ar. Os sintomas são febre, exantema (manchas avermelhadas na pele) acompanhado de tosse, coriza e conjuntivite. Na presença destes sintomas evitar deslocamentos e procurar uma Unidade de Saúde mais próxima para avaliação.

É uma doença prevenida por meio da vacina Tríplice Viral (SCR) que está disponível em todas as Unidades de Saúde. De acordo com Calendário Vacinal, a vacina está indicada em 02 doses para indivíduos de 01 a 29 anos de idade e profissionais da saúde e 01 dose para indivíduos de 30 a 59 anos de idade, pessoas acima de 60 anos não recebem a vacina. Lembrando que a dose adicional é indicada somente para o bloqueio já descrito anteriormente.

À disposição para dúvidas e esclarecimentos.