23 JUL 2019
Nota - Secretaria de Saúde - Sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica informa que o município de Lins apresenta um caso SUSPEITO de SARAMPO. Trata-se de uma adolescente de 13 anos, comprovadamente vacinada para Sarampo, Caxumba e Rubéola – SCR), com história de viagem para São Paulo. Neste momento já foi coletado amostra de sangue para confirmação laboratorial pelo Instituto Adolfo Lutz – IAL, e as medidas profiláticas de bloqueio e quarentena já foram adotadas pela Divisão de Vigilância Epidemiológica de acordo com recomendações do Ministério da Saúde.

O Sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou espirrar e que permanecem dispersas pelo ar, que cursa com febre, exantema (manchas avermelhadas na pele) acompanhado de tosse, coriza e conjuntivite. Na presença destes sintomas evitar deslocamentos e procurar uma Unidade de Saúde mais próxima.

É uma doença prevenida pela vacina SCR que está disponível em todas as Unidades de Saúde de acordo com Calendário Vacinal. Assim, a vacina está indicada em 02 doses para todo indivíduo de 01 a 29 anos de idade e profissionais da saúde, e 01 dose de 30 a 59 anos de idade. Pessoas que tiveram contato com o caso suspeito ou confirmado de Sarampo receberão o bloqueio com um dose adicional da vacina de acordo com Protocolo.

Ressaltamos que no momento o caso ainda é SUSPEITO e ainda aguardamos confirmação laboratorial.

À disposição para dúvidas e esclarecimentos.