17 JUL 2019
Polícia Civil e PROCON estreitam parceria no combate às fraudes contra consumidores

Na manhã de segunda-feira (15), o Delegado da DIG/DISE, João Pandolfi, esteve reunido com o Coordenador do PROCON de Lins, Luiz Henrique Caetano, e a supervisora de atendimento, Ana Ligia Iwakami, para debaterem ações preventivas e ostensivas no combate às fraudes contra consumidores.

Nos últimos meses têm crescido de forma considerável o número de golpes contra consumidores na cidade de Lins, em especial os empréstimos virtuais, onde os estelionatários sob a promessa de empréstimo fácil e sem consulta ao SPC/SERASA, exigem do cidadão depósito antecipado em contas de pessoas físicas para aprovação e liberação dos valores pleiteados.

Em geral esses estelionatários utilizam das mídias sociais para fazer propaganda do aplicativo whatsapp, onde realizam as abordagens e a extorsão.

Durante a reunião, ficou definido uma ação mais ostensiva na tentativa de localização dos estelionatários e, o PROCON notificará o facebook para a lavratura de um ajustamento de conduta a fim de coibir as publicidades veiculadas. Também ficou definida ações de prevenção conjuntas da Policia Civil e PROCON, na orientação dos consumidores por meio de palestras e mesas de debate.

Qualquer cidadão que se deparar com uma situação como esta deve procurar o PROCON que fará o devido encaminhamento à Central de Polícia Judiciária para as providências previstas na legislação e a consequente investigação.

O PROCON está localizado na Rua Olavo Bilac, 640 - Paço Municipal - Sala 05. Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h às 17h30.