12/06/2019 às 08:20:00
NOTA – INTENSIFICAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica informa que a vacinação contra Febre Amarela será intensificada de 12 de Junho a 12 de Julho de 2019 em todo o Estado de São Paulo, com adesão do município de Lins.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, com manifestações repentinas de febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos, podendo evoluir para formas mais graves com insuficiência hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. É causada por um vírus transmitido por dois ciclos epidemiológicos, sendo o ciclo silvestre onde os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus, e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres do gênero Haemagogus, nesse ciclo, o homem é um hospedeiro acidental ao adentrar nas áreas de mata possibilitando ser picado por um vetor contaminado. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos contaminados do gênero Aedes aegypti.

A Febre Amarela é uma doença prevenida por vacina que está indicada a partir dos nove meses de vida. Os adultos devem ser vacinados com DOSE ÚNICA para aqueles que nunca foram vacinados. A vacina da Febre Amarela está disponível em todas as Unidades de Saúde conforme cronograma.

Contamos com a participação de toda população em aderir à essa prevenção.

À disposição para dúvidas e esclarecimentos.

© Copyright Instar - 2006-2019.