31 MAI 2019
ADMINISTRAÇÃO
Reuniões preparatórias para a audiência pública: Mais um passo dado para a conquista da Usina Termelétrica de Lins.

Aconteceram em Lins nos dias 29 e 30 de maio, nos auditórios do SENAI e do Centro Administrativo da Prefeitura de Lins, reuniões prévias à Audiência Pública que acontecerá no próximo dia 11 de junho, a respeito do projeto e do estudo de impacto ambiental da Usina Termelétrica de Lins.

Foram feitos esclarecimentos acerca do grandioso empreendimento, que conta com a instalação e operação de uma grande usina termelétrica com 2.050 megawatts de potência, que gerará energia elétrica para o Estado de São Paulo e Sistema Elétrico Brasileiro, a partir da combustão de gás natural, a instalação e operação de 8 km de adutora para a captação de água e emissário para descarte dos efluentes tratados, ambos situados no Rio Dourado, além de 8 km de gasoduto para abastecimento de gás derivado do GASBOL, de responsabilidade da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil – TGB e uma subestação para interligação ao sistema de transmissão de energia da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista - CTEEP.

Detalhes sobre os impactos ambientais foram trazidos ao debate com a comunidade e com os representantes das várias organizações que se fizeram presentes, como, por exemplo,  a qualidade e a temperatura da água que será devolvida ao Rio Dourado e o seu impacto na vida do rio e também sobre a emissão de poluentes atmosféricos no ar. Ficou esclarecido que todo o impacto ambiental é calculado e encontra-se dentro das especificações técnicas e legais vigentes, não necessitando que a população se preocupe quanto a estes aspectos.

Para Israel Alfonso, Secretário de Desenvolvimento Sustentado, a Usina Termelétrica de Lins trará muitos impactos positivos, como a dinamização da economia, por meio da geração de empregos (750 diretos e 2.000 indiretos na fase de implantação e 80 diretos, mais os que trabalharão nas 16 equipes de controle e avaliação na fase de operação) e qualificação de mão de obra, a geração de tributos, o aumento da oferta de energia elétrica, a melhoria na qualidade do abastecimento de energia elétrica na região e a contribuição do nosso município para o aumento da segurança energética nacional.

Após a manifestação daqueles que estavam presentes e que  quiseram fazer o uso da palavra, o Prefeito Edgar de Souza esclareceu que está empenhado pessoalmente para que se alcance o pleno êxito  nos eventos de apresentação dos projetos e estudos da usina, em mais essa etapa dos procedimentos exigidos para esse tipo de empreendimento, pois é muito importante que a comunidade demonstre seu interesse pela implantação da Usina Termelétrica que, por seu porte,  avanço tecnológico dos seus equipamentos e elevada quantidade de energia que oferecerá, fará uma verdadeira revolução em nossa região, especialmente em Lins e que nossa cidade não perca esta oportunidade única, por manifestações sem base técnica que perturbem o andamento do processo . Por fim, o prefeito falou dos ganhos tributários que o Município irá ter na fase da construção e na fase de operação.

No encerramento, todos os presentes foram convidados para a audiência pública, que acontecerá no dia 11 de junho, às 17 horas na Casa da Cultura, oportunidade em que oficialmente, para fins de instrução do processo de licenciamento junto a CETESB, todas as manifestações e opiniões constarão em ata, para análise posterior do órgão de licenciamento ambiental e emissão de licença.

31/05/2019