30 ABR 2019
Prefeitura de Lins anuncia medidas emergenciais de combate a Dengue

Na última sexta-feira (26), foi realizada uma coletiva de imprensa com a presença do Prefeito, Edgar de Souza, da secretária de Saúde, Cláudia Nunes, Presidente da Câmara, Neto Danzi, da secretária de Urbanismo e Obras Públicas, Valentina de Lorenzo, da diretora de Vigilância Epidemiológica, Mariana Batelochi, e do secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Akio Matsuura.

Na oportunidade, o Chefe do Executivo relatou que o município de Lins está com 112 casos de dengue confirmados “hoje nosso grande trabalho é fazer o enfrentamento do mosquito, mas também fazer acompanhamento para evitar óbitos”.

Em todo o município, 35 agentes de endemias ajudam na fiscalização, além de 88 agentes comunitários de saúde e 08 agentes de endemias contratados para reforçar a equipe.

Segundo Edgar, todas as unidades de saúde do município estão preparadas para fazer a hidratação dos pacientes e afirmou que conforme a necessidade da população, será estudada qual unidade de saúde ampliará o horário de funcionamento, já que por enquanto apenas a unidade de saúde do Morumbi está funcionando até às 21h.

Ressaltamos que as Equipes de Agentes de Controle de Vetores e Agentes Comunitários de Saúde estão desenvolvendo as ações de bloqueio e redução de possíveis criadouros, atuando nos Bairros onde foi confirmada a doença.

Ressaltamos que é de extrema importância ficarmos atentos aos cuidados preventivos contra o mosquito transmissor, bem como aos sinais e sintomas das doenças (febre e mais dois dos seguintes sintomas: dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, vômito, diarréia, manchas avermelhadas na pele) e neste caso, procurar a Unidade de Saúde mais próxima, a fim de que possamos realizar diagnóstico precoce e tratamento oportuno, possibilitando a agilização e qualidade do atendimento e as ações de controle na tentativa de evitar o surgimento de novos casos de Dengue, da Chikungunya e do Vírus Zika.

A partir da primeira quinzena de maio, será realizada uma varrição geral em toda a cidade. Serão recolhidos galhos, inservíveis, tudo o que possa ajudar a combater a Dengue.

Confira o cronograma de Limpeza para combate a Dengue em Lins