17 ABR 2019
ADMINISTRAÇÃO
Realizada no município de Lins a 4ª “Oficina Preparatória para Operação Estiagem”

Na manhã desta terça-feira (16), foi realizado no Centro Universitário de Lins – Unilins – a 4ª “Oficina Preparatória para Operação Estiagem”, com a participação do vice-prefeito, Carlinhos Daher, representando o Prefeito, Edgar de Souza.

Nos meses de abril e maio, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – CEPDEC/SO – realiza, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT – Instituto Geológico – IG -, Somar Meteorologia, Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN – da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Polícia Ambiental, as Oficinas Preparatórias para Operação Estiagem – OPOE -, em todo o Estado.

Durante todo o treinamento, a Defesa CIVIL Estadual abordou temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, bem como: legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, critérios do Programa Município Verde Azul.

Na oportunidade, alunos do Projeto Varanda – Viver com Arte -, entraram no auditório segurando placas com mensagens de esperança para cada um dos presentes. Foi realizada também, entrega de rosas brancas simbolizando a paz, além de uma linda apresentação musical das canções “Aleluia” e “Conquistando o Impossível”.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEPDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para brigada de incêndio em cobertura vegetal.

Os kits são compostos por:

• I – 5 abafadores para incêndio
  • II – 5 pares de luvas de raspa
  • III – 5 facões com bainha
  • IV – 5 cantis
  • V – 2 enxadões
  • VII – 2 bombas costais flexíveis
  • VIII – 2 lanternas

O vice-prefeito, Carlinhos Daher destacou a importância dos profissionais da Defesa Civil, “todos vocês são heróis, enquanto estamos em nossas casas, seguros, todos vocês estão arriscando suas vidas para ajudar o próximo”, destacou.

Também estiveram presentes, o Presidente da Câmara, Neto Danzi, os vereadores Ademir Chiarapa, Subtenente Elói, Marcelo Moreira, a Presidente do Fundo Social de Lins, Adelina Dinalli, a secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Junquilho de Freitas, a secretária de Urbanismo e Obras Públicas, Valentina de Lorenzo, o Comandante do 37º BIL, Tenente Coronel Romar Lira Gonzales Bastos, Adriano Ratti, representando o Major Mello do 44º BPMI, 1ª Tenente da Polícia Ambiental, Ana Arruda, Carolina Araújo de Souza Veríssimo, Prefeita de Reginópolis/SP, Cláudia Garcia, representando o Superintendente da Sabesp, Antonio Rodrigues da Grela Filho, Major PM Rodrigo Quintino, diretor de Recuperação, representando o Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção de Defesa Civil, Major PM José Franco de Arruda, subcomandante do 12º grupamento de bombeiros, 1º tenente Vinícius Alexandre Burin, Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil de Bauru, 2º Tenente PM Wagner Saoncella, Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Lins, representantes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Lins e região, alunos do projeto Varanda – Viver com Arte - e amigos da imprensa.