10 ABR 2019
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Centro de Educação Ambiental é modelo de construção sustentável em Lins

O Centro de Educação Ambiental – CEA -, imóvel pertencente ao poder público do município de Lins, é uma “Instalação Modelo” de sustentabilidade. Há dez itens instalados neste imóvel que visam reduzir os impactos causados ao meio ambiente e intensificar positivamente a inter-relação homem/natureza, além disso, a instalação sustentável proporciona uma melhoria na qualidade de vida da população, pois o ambiente interfere de forma direta na vida das pessoas.

Por se tratar de um imóvel do poder público, a instalação sustentável que foi inserida na Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, é um meio relevante para incentivar e estimular a população local a aderir mecanismos que tencionam a um equilíbrio entre o meio natural e o meio antrópico.

O Centro de Educação Ambiental, localizado na Avenida Arquiteto Luís Saia, 1930, está aberto a visitações, de segunda a sexta, das 8h às 17h, tanto para suas atividades cotidianas quanto para receber profissionais da área da construção civil e arquitetura para conhecer alternativas de construção sustentável.

O CEA é considerado uma “Instalação Modelo”, devido a construção do prédio ter pensado em itens que garantem a sustentabilidade, bem como:

• Fossa séptica biodigestor;
  • Caixas de descarga com controle de volume de água;
  • Lâmpadas LED;
  • Lâmpada com sensor fotocélula;
  • Lâmpada de garrafa pet;
  • Pavimento permeável – grama;
  • Uso de RCC;
  • Lixeiras de coleta seletiva e lixeira de orgânicos em madeira;
  • Bicicletário de pneu e
  • Lixeiras de coleta seletiva e lixeira de orgânicos em madeira.