09 ABR 2019
GABINETE DO PREFEITO
Prefeito Edgar de Souza participou da VIII Conferência Municipal de Saúde do Município de Lins

Na última sexta-feira (05), foi realizada na Câmara de Lins, a VIII Conferência Municipal de Saúde do Município de Lins, na Câmara Municipal, com o tema “A Consolidação do SUS para Manutenção do Direito à Saúde”.

As conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas com propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir a administração e a sociedade civil, organizando-se para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas.

A Conferência foi presidida por Rubens Delbono, onde após abertura e leitura do regimento, foi realizada palestra com a conselheira do estado Sheila Ventura Pereira.

Também foi realizada apresentação musical da canção “É Preciso Saber Viver” dos Titãs, além de exposições artísticas feitas pelos assistidos do CAPS e Unidades de Saúde da Família.

Em continuidade, os participantes foram divididos em 4 grupos para discussão dos eixos que compõe o tema proposto, sendo eles:

• Eixo I- O papel do Estado como disciplinador e fomentador do Direito à Saúde;
  • Eixo II – A função reguladora do Estado na estrutura do SUS;
  • Eixo III – A resistência do SUS frente às normas restritivas do financiamento;
  • Eixo IV – Participação Social – Cidadania, ética, direitos e deveres para emancipação do coletivo.

Após a discussão dos grupos e levantadas às propostas, as mesma foram explanadas e aprovadas pela plenária, finalizando os trabalhos que posteriormente serão enviadas ao DRS VI – Departamento Regional de Saúde – de Bauru/SP, as quais serão posteriormente enviadas a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em agosto deste ano.

De acordo com o Prefeito, Edgar de Souza, a Conferência é um momento de pensar e repensar propostas para a organização do SUS, “as conferências produzem materiais de extrema qualidade. Tenho orgulho de poder fazer parte disso e de estar junto desta equipe maravilhosa”, declarou.

Para a secretária de Saúde, “tenho orgulho de fazer parte desta equipe, trabalhamos e nos empenhamos cada dia mais. Hoje, nossa cidade possui 05 unidades básicas de saúde e 06 PSF – Programa Saúde da Família -. Buscamos melhorar a saúde de nosso município cada vez mais”, declarou.

O evento contou com a presença do  vice-prefeito, Carlinhos Daher, do Presidente da Câmara, Neto Danzi, a secretária municipal de Saúde, Claudia Regina Nunes, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rubens Delbono, Flávia Fernandes, coordenadora da ABBC – Associação Brasileira de Beneficência Comunitária -, Fabiana Fidelis, Articuladora da Atenção Básica, José Aparecido Queiroz, reitor da Unilins, demais autoridades e amigos da imprensa.