28 MAR 2019
GABINETE DO PREFEITO
Prefeito Edgar de Souza inaugurou Centro de Referência e Atendimento a Mulher “Profª Rejane de Paiva Casadei”

A Prefeitura de Lins, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (26), a inauguração do Centro de Referência e Atendimento a Mulher – CRAM – denominado “Profª Rejane de Paiva Casadei”, Lei nº 6.747, de autoria do vereador Macalé.

O CRAM será um espaço destinado a aprestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, possibilitando também encaminhamentos na área da saúde e no judiciário, ambos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.

Os atendimentos nos Centros de Atendimento à Mulher visam o acolhimento; atendimento psicossocial, acompanhamento e orientação jurídica; qualificação de profissionais, atividadesde prevenção, articulação com rede atendimento local; levantamento de dados sobre locais sobre a situação de violência de gênero.

O Centro de Referência será um espaço estratégico da política de enfrentamento à violência contra as mulheres que desenvolverá por meio de uma atuação articulada com instituições e não governamentais, afim de construir uma Rede de Atendimento às Mulheres.

A equipe do CRAM será composta pela psicóloga, Leilane Lacerda, a assistente social, Wanda Ferraz e a pedagoga, Jozimara Camilo.

Representando a família da homenageada, Wagner Casadei, muito emocionado agradeceu ao Prefeito Edgar pela justa homenagem a sua mãe,  “Acredito que aqui, cada um tem uma lembrança de uma ação de bondade de minha mãe. Como todos sabem, ela sempre agiu com bondade e nos ensinou a sermos éticos. Só tenho agradecer pela eternização de seu nome em nossa cidade”, declarou Wagner.

O  Prefeito, Edgar de Souza destacou a importância de investir em ações que valorizam as mulheres, "nosso governo investe em pessoas, cuidamos de pessoas, das que mais necessitam", destacou.

"Nenhuma mudança social se conquista pedindo licença, mas insistindo na luta, se ficarmos calados diante das atrocidades que estão aí, os homossexuais voltarão para o armário, os negros voltarão para senzala e as mulheres voltarão pra cozinha. Inspirados por esse grande exemplo de mulher, que possamos continuar avançando nas políticas públicas. Quero agradecer a toda equipe da Secretaria de Assistência Social e do Centro pelo empenho”, declarou.

Sobre a homenageada, Edgar demonstrou carinho e gratidão pela figura da Dona Rejane. " Mais que merecida essa homenagem, não teria uma escolha melhor, Dona Rejane deixou um legado de amor ao próximo e ousadia para todos nós.

Estiveram presentes, o vice-prefeito, Carlinhos Daher, a Presidente do Fundo Social de Lins, Adelina Dinalli, a secretária de Urbanismo e Obras Públicas, Valentina de Lorenzo, a secretária de Educação, Denise Jorge Magnoler, a secretária de Negócios Jurídicos, Daniela Ferrer, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Akio Matsuura, o secretário de Espore e Lazer, Luiz Henrique Ramos da Silva, o Presidente da Câmara, Neto Danzi, os vereadores Pedrinho, Nakai, Ademir Chiarapa e Macalé, o gestor da Sim Consultoria, Sidney Magalhães, oprofessor do Curso de Assistência Social da Unilins, Carlos Montanha, a coordenadora do curso de Psicologia no UniSalesiano, Anaeliza Carvalho, Professora Elizabeth Rosa, representando a Unilins, a diretora do CR, Maria Auxiliadora, a coordenadora da Casa Lar, Lucineide Aparecida da Silva, ofilho e nora da homenageada, Wagner de Paiva Casadei e Maria Dulce Lelis de Brito Casadei, amigos da imprensa e demais autoridades.

Rejane de Paiva Casadei

Nasceu no dia 27/09-1936, em São Paulo/SP, filha dos senhores: Manoel de Castro Paiva e Maria Esther de Araújo Paiva.

Em 25 de fevereiro de 1960, casou-se com o senhor Waldemar Sândoli Casadei, ex-prefeito de nossa cidade, com quem teve quatro filhos: Cássia de Paiva Casadei, Patrícia de Paiva Casadei, Wagner de Paiva Casadei e Daniela de Paiva Casadei.

Dona Rejane, sempre se mostrou atenta às necessidades dos menos favorecidos e sua vida toda foi dedicada a ajudar o próximo. Formada em Serviço Social e professora da Rede Estadual de Ensino, sempre atuou na área social.

Fundou a antiga SABEM, órgão assistencial da Prefeitura Municipal de Lins, assídua participante da Comunidade Católica São José Operário, era responsável pelo departamento de ajuda comunitária e participante do Centro de Valorização da Vida – CVV -.

Em 1988, foi eleita a segunda mulher vereadores de Lins, com uma das maiores votações da história, 7.703 votos, exercendo com brilhantismo a mandato de 1980 e 1922.

Foi uma das mais atuantes, queridas e das mais lembradas primeiras-damas do Município, quando esteve ao lado do Senhor Waldemar Sândoli Casadei, onde foi reconhecida pelo seu incansável trabalho social e companheirismo durante os 14 anos de mandato do ex-prefeito Casadei (01/01/1977 a 31/12/1983 e 01/01/2005 a 21/12/2012).

Mulher guerreira, esposa companheira, mãe exemplar e figura política pela atenção que sempre dispensou aos mais necessitados, Dona Rejane deixou um legado na política e no serviço social linense.

Faleceu no dia 10 de novembro de 2017, aos oitenta e um anos, deixando família, amigos e muitas saudades.

28/03/2019
Prefeito Edgar de Souza inaugura Centro de Referência e Atendimento a Mulher “Profª Rejane de Paiva Casadei”