25 MAR 2019
ADMINISTRAÇÃO
Prefeitura de Lins, Sabesp e parceiros realizaram Dia Mundial da Água no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora

A Prefeitura de Lins, Sabesp e parceiros realizaram na manhã da última sexta-feira (22), o evento principal em comemoração ao Dia Mundial da Água no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – CENSA -. Centenas de pessoas prestigiaram a ação que contou com estandes de parceiros e apresentações artísticas.

A Banda de Música do 37º BIL - Batalhão de Infantaria Leve de Lins -, sob a regência do Subtenente, Celso Correia Lopes e a apresentação do Canil também do 37º BIL, animaram os presentes.

Na oportunidade a companhia de teatro Contando e Encantando realizou apresentação com o tema “Água Divina”.

O Dia Mundial da Água (DMA) é celebrado no dia 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de Fevereiro de 1993.

O objetivo maior do evento é alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água.

O Superintendente da Sabesp, Da Lua, alertou sobre a necessidade de conscientizar a população sobre o cuidado e preservação desse bem tão valioso, que desde muito tempo vem sendo explorado indiscriminadamente pelo homem.

Estatísticas da Organização das Nações Unidas – ONU - mostram que 25% da população do planeta não têm acesso a água potável e cerca de 58% dos municípios no Brasil não possuem água tratada. Vale lembrar que o Brasil é um país que detém cerca de 12% da água doce do planeta.

O município de Lins foi eleito um modelo de sucesso em saneamento básico pelo Instituto Trata Brasil.

Atualmente, nosso município abastece 100% da sua população com água tratada, coleta e trata 100% dos esgotos. Além disso, o índice de perdas de água do município é de 15%.

A Sabesp, responsável pelo abastecimento em Lins, atende o município desde 1975, trabalha de forma constante para reduzir as perdas. Pesquisas de vazamentos não visíveis, monitoramento e reparo das redes de distribuição, notificação de clientes que apresentam alta de consumo para verificar possíveis vazamentos internos e troca de hidrômetros, são algumas das ações que a companhia adota para reduzir cada vez mais o índice de perdas na cidade, que conta com 30 mil ligações e aproximadamente 236 quilômetros de rede de água.

O vice-prefeito, Carlinhos Daher, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização da programação ao Dia Mundial da Água no município, em especial a Sabesp e todos os parceiros.

A programação vai até o dia 29 de março, com o plantio de 1.000 mudas de árvores nativa realizado pela Prefeitura de Lins, Sabesp, Triunfo Transbrasiliana e AES Tietê.

Participaram da solenidade, o vice-prefeito, Carlinhos Daher, representando o Prefeito, Edgar de Souza, o Presidente da Câmara, Neto Danzi, o secretário de Desenvolvimento Sustentado, Israel Alfonso, a secretária de Educação, Denise Jorge Magnoler, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Akio, o superintendente da Sabesp, Antonio Rodrigues da Grela Filho, o Da Lua (representando todos os parceiros), os vereadores Elói, Ademir Chiarapa, e Pedrinho, a Diretora do CENSA, Irmã Ivone Yared, o Tenente-Coronel do 37º Romar Lira Gonzalez, o Pró-reitor do UniSalesiano, Padre Valdomiro Costa, a Dirigente Regional de Ensino, Adriana Guarizo, o Padre Moreno, da Paróquia São Lucas, parceiros e amigos da imprensa.

25/03/2019