19 MAR 2019
CULTURA
Realizada exibição do Documentário: Resistências do Cotidiano - Parte 1: Artina Maria em comemoração ao Mês da Mulher

Na noite do último sábado (16), aconteceu no Edifício Paulo Magalhães, a exibição do documentário "Resistências do Cotidiano - Parte 1: Artina Maria", uma realização do Coletivo SOMOS, em parceria com a Prefeitura de Lins e Estúdio Nosotras.

O projeto desenvolvido pelo Estúdio Nosotras (Marília/SP) tem como objetivo mostrar a história de mulheres marcantes da cidade, como forma de propagar as resistências do cotidiano delas.

Na primeira parte do projeto, o documentário conta a história de Artina Maria, nascida em 1970.

Ela foi a primeira mulher a recorrer à Lei Maria da Penha na cidade, rompendo os ciclos de violência física e psicológica que sofria e, desde então, é referência para outras mulheres. Além disso, acolhe algumas dessas mulheres vítimas de violência doméstica, recebe doações de roupas, brinquedos e móveis para ajudar aquelas que precisam.

A exibição teve a participação das idealizadoras do projeto, Paula Mello, Jaqueline e Yasmin do Estúdio Nosotras, que mediaram a roda de conversa para tratar sobre o projeto de criação do documentário e o protagonismo da mulher na sociedade na atualidade.

Nesta quinta-feira (21), acontecerá a "Roda de Conversa: Feminismo pra quem?", no Centro Universitário de Lins – UNILINS.

Neste sábado (23), será realizada a "Roda das Mulheres: Cíclicas como a Lua", no Sopro - Espaço de Criação e, para finalizar a programação do "Mês da Mulher", será realizado o "Sarau Cultural: Arte e Expressão Feminina", dia 31 de março (domingo) , no Museu Histórico de Lins.