30 JAN 2019
Nota – Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores informa que o município de Lins, está na fase inicial das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, pois já temos três (03) casos confirmados como positivo, seis (06) encerrados como negativos e quatro (04) aguardando resultado.

Por este motivo reforçamos a importância da população neste processo, auxiliando na eliminação dos criadouros, de focos de larvas e combate ao mosquito Aedes aegypti, tendo em vista o volume de chuvas que vem ocorrendo no mês de janeiro e os casos confirmados no município.

Ressaltamos que é fundamental ficarmos atentos aos cuidados preventivos contra o mosquito transmissor, bem como aos sinais e sintomas das doenças (febre e mais dois dos seguintes sintomas: dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, vômito, diarreia, manchas avermelhadas na pele) e neste caso, procurar a Unidade de Saúde mais próxima, a fim de que possamos realizar diagnóstico precoce e tratamento oportuno, possibilitando a agilização e qualidade do atendimento e as ações de controle na tentativa de evitar o surgimento de novos casos de Dengue, da Chikungunya e do Vírus Zika.

Colocamo-nos a disposição para qualquer dúvida que possa ocorrer. Diretoria de Vigilância Epidemiológica: (14) 3533-4283.