10/01/2019 às 08:09:00
Nota - Secretaria de Saúde - Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica intensificam no mês de janeiro as ações de prevenção e combate à Hanseníase “Janeiro Roxo”.

A Hanseníase antigamente conhecida como lepra é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium leprae que acomete a pele e os nervos periféricos. Os sintomas da hanseníase são lesões de pele acompanhadas ou não de espessamento de alguns nervos e perda sensorial:

Lesões de pele caracterizadas por manchas hipopigmentadas (mais clara que a cor da pele) ou avermelhadas, nódulos, placas ou infiltração;

Diminuição ou perda da sensibilidade na área das lesões;

Formigamento ou dormência nas mãos ou nos pés;

Ferimentos ou queimaduras sem dor nas mãos ou nos pés;

Inchaço nos lóbulos das orelhas e na face;

Perda de força nos músculos inervados pelos nervos acometidos;

Dedos em garra;

Pés caídos;

Ressecamento dos olhos;

Pálpebras pesadas;

Perda da sobrancelha;

Inversão dos cílios;

Desabamento da pálpebra inferior.

A transmissão do M. leprae se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, chamada multibacilar, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz.

O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Varia de seis meses nas formas paucibacilares a um ano nos multibacilares, podendo ser prorrogado ou feita a substituição da medicação em casos especiais. O tratamento é eficaz e cura. Após a primeira dose da medicação não há mais risco de transmissão durante o tratamento e o paciente pode conviver em meio à sociedade.

Colocamos-nos a disposição para qualquer dúvida que possa ocorrer.

© Copyright Instar - 2006-2019.