13 NOV 2018
Coordenador do Procon de Lins participou do Encontro Nacional do Seguro DPVAT

Foi realizado na última quinta-feira (08), na capital paulista, o Encontro Nacional do Seguro DPVAT – Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres -, com a presença do coordenador do PROCON de Lins, Luiz Henrique de Andrade Caetano.

O encontro se deu em razão do Superior Tribunal de Justiça – STJ -, apesar de ter reconhecido o seguro DPVAT como uma relação não consumerista, a SESEP – Superintendência de Seguros Privados – e o Consórcio DPVAT, entenderem que os PROCONS são importantes meios de ouvir a população, sendo também uma importante parceria com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, por meio dos PROCONS no combate às fraudes, no combate aos intermediadores e na orientação ao cidadão de como obter o benefício sem maiores burocracias.

Luiz Henrique ressaltou que o mais importante do encontro foi a valorização dos PROCONS como ferramenta de orientação ao cidadão como um todo.

No ato também foi firmado o acordo de cooperação entra a seguradora Líder e o Presidente da Associação Brasileira de PROCONS, visando uma interação junto ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e o SENACON.

DPVAT

É o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres ou por sua carga a pessoas transportadas ou não.

Todos os proprietários de veículos automotores de qualquer natureza devem parar o DPVAT anualmente. Isso inclui carros de passeio e motos.

Participaram do encontro, o diretor Executivo da Fundação Procon/SP e Presidente da Associação dos PROCONS Brasil, Paulo Miguel, a diretora Regional do PROCON, Valéria Barros, a Presidente da Associação dos PROCONS Paulistas, Joana Soleide, o Presidente da Associação dos PROCONS Mineiros, Eduardo Shroder, diretores de PROCONS de diversos Estados do Brasil, o Presidente da Seguradores Lider, Ismar Torres, o Presidente do Centro de Extensão e Pesquisa, Ricardo Morishita, a ouvidora do Seguro DPVAT, Gisele Garuzi, o superintendente da SUESP, Joaquim Medanha e demais autoridades.

Local: Lins