10 JUL 2018
Prefeito Edgar de Souza participa de assinatura de convênio do Jepoe

Nesta quinta-feira (05), o Prefeito Edgar de Souza, esteve no Palácio dos Bandeirantes, para assinatura de convênio com 16 municípios do Estado que serão contemplados com o Programa JEPOE (Jovens em Exercício do Programa de Orientação Estadual). Destinado ao desenvolvimento pessoal e social de jovens entre 16 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade.

O JEPOE oferecerá cursos de Formação Cidadã e de Qualificação Profissional e em atividades de interesse social junto à comunidade. O programa é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) através da Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante. O evento contou com a presença do Governador, Márcio França.

Cada jovem terá direito a dois cursos de qualificação. Nesta fase inicial, serão quase 4,5 mil jovens atendidos, que receberão bolsa auxílio de R$ 500,00 reais por mês. As atividades de interesse social junto à comunidade ocorrerão de segunda a sábado, 4 horas por dia. O curso de Formação Cidadã tem duração de um mês, de segunda a sexta. Já os de Qualificação Profissional contam com uma carga horária de 120 horas cada, sendo 4 horas por dia, de segunda a sexta, no contraturno das atividades de qualificação profissional. Nossa cidade atenderá 193 jovens.

Os municípios escolhidos passaram por um critério de seleção que levou em conta, indicadores de vulnerabilidade social e criminalidade e orçamento municipal per capita.

O objetivo do programa é contribuir para o fortalecimento de vínculos e para ampliação de perspectivas dos jovens quanto ao seu papel e participação na sociedade, além de colaborar para a segurança de cada uma das comunidades envolvidas.

A quantidade de vagas oferecidas foi definida de acordo com o número de habitantes de cada cidade. Na lista dos municípios contemplados estão Lins, Araçatuba, São Vicente, Bebedouro, Monte Mor, Ibitinga, Batatais, Itararé, Santa Cruz do Rio Pardo, Presidente Epitácio, Carapicuíba, Juquiá, Guariba, Itapetininga, José Bonifácio e Potim.

“A mudança é simples. É igual ligar e desligar uma luz. Isso é possível. É o que faz a gente que opta por servir ao público, a fazer isso com amor, com vocação. O que separa a gente da esperança é um gol. Um gol na hora certa, pronto, volta a ter esperança. A gente precisa achar a hora certa de marcar. Eu tenho convicção que um programa deste, feito em todo o Estado de São Paulo, pode servir a São Paulo e pode servir ao Brasil. Eu tenho muita esperança. A primeira etapa já vencemos. Tiramos do papel”, ressaltou o Governador, Márcio França.

O Prefeito, Edgar de Souza, destacou a grande conquista para nosso município, "investir em educação é a melhor forma de cuidar de nossos jovens".

A previsão é que os cursos comecem em agosto. Ao todo serão oferecidas 4.337 vagas. O investimento total do Estado é de R$ 40 milhões, sendo R$ 1.537,00 por aluno. Com o pagamento da bolsa auxílio por 06 meses serão R$ 13 milhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lins