15 MAI 2018
Prefeitura de Lins realiza Dia D de Vacinação contra a Influenza

A Prefeitura de Lins, através da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (12), o "Dia D", de vacinação contra a gripe em nosso município. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, vírus que causa a doença.

Postos de saúde e pontos de vacinação em nossa cidade estiveram abertos das 08h às 17h, para aplicar a vacina nos integrantes dos chamados grupos de risco ou prioritários.

A Secretária de Saúde, Cláudia Nunes, esteve presente no Calçadão Tancredo Neves e afirmou que a vacina é de extrema importância para toda a população, “é necessário que todos tomem a vacina e fiquem imunes desta doença. Para conseguir sua dose, basta ir ao posto de saúde mais próximo de sua casa. O ideal é ter a caderneta de vacinação em mãos”, destaca.

Este ano, o Ministério da Saúde, espera imunizar 54,4 milhões de pessoas até o final da campanha, dia 1º de junho. Até o dia 9 de maio, 13,6 milhões de brasileiros haviam recebido duas doses. Além disso, foram registrados 1.005 casos de influenza em todo o território nacional até o dia 5 de maio, com 158 mortes só em 2018.

Segundo a Diretora de Vigilância Epidemiológica de Lins, Mariana Batelochi, cerca 51.06% da população prioritária já foi vacinada.

A quantidade de doses aplicadas às pessoas que fazem parte do grupo de risco ou prioritário em nosso município foi: Pessoas com 60 anos ou mais (6.073 doses aplicadas, 58,84%); crianças de 6 meses a menores de 5 anos (1.186 doses aplicadas, 31,89%); gestantes (441 doses aplicadas, 68,06 %); mulheres no pós-parto (até 45 dias -  76 doses aplicadas71,03%); trabalhadores de Saúde(1.296 doses aplicadas, 43,55 %); professores (431 doses aplicadas, 35,33%); portadores de doenças crônicas (2.450 doses aplicadas).

Ao todo, 11.954 doses da vacina foram aplicadas.  A Campanha continua nos postos de saúde até dia 01de junho.

Local: Lins