14 MAI 2018
Prefeito Edgar de Souza participou da abertura da exposição “130 anos de Libertação dos Escravos”

O Prefeito, Edgar de Souza, esteve presente na tarde da última quinta-feira (10), na exposição, “130 anos de Libertação dos Escravos”, no Museu Histórico de Lins, a qual fez parte da abertura da 1ª Semana Municipal em Memoria da Abolição da Escravatura.

Participaram também, o Presidente da Câmara, Rogério Barros, o Vereador, Macalé, autor da lei que denomina a semana, o Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Henrique Ramos da Silva, o Presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Lins, Luiz Henrique, o Diretor da Memória Histórica, Didu Mota Carvalho. a  responsável pelo Museu, Letícia Siqueira, Sra. Vercina Rosa de Oliveira Almeida, Mãe Linense de 2018, amigos da imprensa e demais autoridades.

Em sua fala, o Prefeito Edgar de Souza, fez uma reflexãosobre a Lei Áurea e sobrepreconceito. "O racismo no Brasil é estrutural. Os trabalhadores no Brasil são na sua maioria negros. Recebendo os piores salários e tendo as menores oportunidades. Dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostram que os negros recebem 40% a menos do que os não-negros". Edgar falou ainda sobre outras estatísticas onde o negro ainda sofre com a Desigualdade Social e o preconceito em diversas situações.

Na oportunidade os arquitetos, Toni e Milena, apresentaram ao Prefeito Edgar, um projeto arquitetônico da Praça Zumbi dos Palmares, juntamente com o Engenheiro, Arthur. O projeto foi realizado sem nenhum custo para o município. Edgar prometeu analisar o projeto e se aprovado, executará a obra para a comemoração do centenário do município.

A programação da1ª Semana Municipal em Memória da Abolição vai até18 de maio.

Dia: 11/05 –Sessão Solene “Mãe Linense do Ano – 2018” – Homenageada: Senhora Vercina Rosa de Oliveira Almeida

Dia: 14/05 - Roda de Capoeira – Grupo Nação Cultural Mestre Korvo
Local: Praça do Povo – Câmara de Lins – Rua Maestro Carlos Gomes, 22

Dia: 14/05 - Tribuna Livre – A importância da Abolição e os Efeitos da Lei Áurea. Ministrante: Luiz Henrique de Andrade Caetano (Presidente do CPDCN - Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra -)