28 JUL 2017
Nota - Saúde - Mortalidade Infantil

A mortalidade infantil é um indicador social representado pelo número de crianças que morreram antes de completar um ano de vida. É um importante indicador da qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação de uma cidade, país ou região. A redução da mortalidade infantil é um desafio para os serviços de saúde e para a sociedade .
                        Em 2014, o Prefeito Municipal de Lins Edgar de Souza instituiu o Comitê Municipal de Vigilância ao Óbito Materno, Infantil e Fetal, tem o propósito de investigar todos os óbitos maternos, infantis e fetais residentes no município de Lins, seja de hospital público ou privado. Atua na mobilização dos gestores e das equipes de saúde para a identificação desses óbitos, qualifica as informações e incorpora a avaliação dos serviços de saúde para melhoria da assistência.

Além da atuação do comitê de mortalidade e o Planejamento Familiar, o município desenvolve o Projeto “Bebê Saudável” que atua diretamente na maternidade da Santa Casa de Lins com uma equipe de profissional qualificado. Esse projeto está passando por readequações e tem como finalidade, evitar o desmame precoce, promover o aleitamento materno exclusivo, desenvolver o vinculo mãe e filho, orientar quanto o exame do pezinho e a vacinação no primeiro ano de vida, garantir o atendimento mãe e filho na atenção básica, refletindo assim na taxa de mortalidade infantil.

Diante de todos os esforços realizados pelos gestores da Prefeitura de Lins e equipe técnica responsável, é possível observar uma queda na mortalidade infantil no município conforme demonstra o quadro abaixo.

Óbitos de < 1 ano de Residentes em Lins

Num. Óbitos