27 JUL 2017

Programa Municipal IST/AIDS/HEPATITES VIRAIS

28 DE JULHO

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS

A Secretaria Municipal de Saúde através do Programa Municipal IST/AIDS/Hepatites Virais, celebra em 28 de Julho o “Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais”. As Hepatites são doenças provocadas por diversos vírus, sendo os mais graves o tipo B e C, é uma doença que causa inflamação do fígado comprometendo seu funcionamento, podendo evoluir para Cirrose e até Câncer de Fígado.

As Hepatites B e C são doenças assintomáticas, ou seja, silenciosas e nem sempre apresentam sintomas, quando presentes são cansaço, febre, mal estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da Hepatite C e 756 mil portadores do vírus da Hepatite B, porém muitas pessoas ainda não sabem.

A transmissão é sanguínea através de relação sexual desprotegida, da mãe para o filho durante a gestação, parto e amamentação, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurantes e cortantes.

O diagnóstico é realizado no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), sito à Rua Cônego Vicente Francisco de Jesus, Nº 466, Jardim Santa Clara, Fone: 3532-4639 e 99661-5465, através de exame de sangue e testagem rápida (uma gota de sangue do dedo com resultado em 20 minutos). As Hepatites B e C tem tratamento mas nem sempre tem a cura, por isso a importância do diagnóstico precoce para tratamento em tempo oportuno. Informamos que desde a inauguração do CTA em 05/07/2013 foram diagnosticados 156 casos entre as Hepatites B e C.

No período de 24 a 28 de julho intensificamos a testagem rápida para Hepatites B e C no CTA e a vacinação para Hepatite B em todas as Unidades de Saúde. No dia 27 de julho será realizado um palestra educativa com as profissionais Drª Camila Real – Médica Infectologista e Enfª Marina Castilho – Enfermeira do CTA, abordando o tema Hepatites Virais “da prevenção ao tratamento”, ministrada aos servidores municipais e demais interessados.

Segue nota informativa para conhecimento e ampla divulgação.

Enfª Juliana Sanches Ravagnani

Enfª Mariana Batelochi Sioni Rozeno