08 DEZ 2016
CAMPANHA FIQUE SABENDO 2016 - 1º DEZEMBRO “DIA  MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS”
CAMPANHA FIQUE SABENDO 2016 1º DEZEMBRO “DIA  MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS”

CAMPANHA FIQUE SABENDO 2016 - 1º DEZEMBRO “DIA  MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS”

A Secretaria Municipal de Saúde de Lins, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Programa Municipal IST/AIDS/Hepatites Virais, informa o desenvolvimento da Campanha Fique Sabendo “Tire o Peso da Dúvida - Faça o Teste de HIV/AIDS e Sífilis” iniciada em 28 de Novembro com extensão por todo mês de Dezembro de 2016.

Trata-se de uma mobilização Estadual que visa à intensificação da testagem para HIV/AIDS e Sífilis, reforçando que todas as pessoas com vida sexual ativa façam o exame de HIV/AIDS pelo menos uma vez na vida, diagnosticando precocemente a infecção e iniciando tratamento em tempo oportuno. Utiliza uma técnica inovadora de testagem rápida através da coleta de fluido oral (saliva) para o exame de HIV e coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo para Sífilis, ressaltando que o resultado é seguro, sigiloso e confidencial.

Os exames foram realizados em pontos estratégicos do município através de ações extramuros desenvolvidas na Fundação Casa “Rio Dourado” e “Vitória Régia”, Via Rondon/Transbrasiliana, AES Tietê e em todas UBS (Unidades Básicas de Saúde), USF (Unidades de Saúde da Família) e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), totalizando 1.077 testes rápidos de HIV e Sífilis, sendo 56% do sexo masculino e 44% do sexo feminino, 34% desta população estava fazendo o exame pela primeira vez na vida, a prevalência por faixa etária variou entre 14 a 19 anos e 40 a 49 anos.

Para fins epidemiológicos o município de Lins registrou em 1.987 o primeiro caso de HIV e a partir desta data até 2015 foram registrados através de notificação compulsória 652 casos entre Lins e Região, já neste ano de 2016 contamos com 41 novos casos sendo destes 22 Linenses e os demais das cidades vizinhas, tal quantitativo refere-se apenas aqueles que chegaram aos serviços de saúde, estimativas apontam que uma parcela significativa de pessoas portadoras de HIV/AIDS desconhecem seu diagnóstico.

Enfatizamos que em 1º de Dezembro foi celebrado o “Dia Mundial de Lutra Contra a AIDS”, reforçando assim um alerta em relação ao hábito de práticas sexuais seguras a fim de evitar o contágio desta doença que vem atravessando um período de mais de 30 anos de descoberta sem cura e com muitos casos novos a cada dia.

Reforçamos que a Campanha se estende para todo o mês de Dezembro em locais estratégicos como JBS Frigorífico, JBS Couros, BSB, LC Ferragens, Supermercado Avenida e Casa dos Motores.

Sem mais para o momento.

Atenciosamente.

Enfª Juliana Sanches