24 NOV 2016
Lins recebe Selo Inicial do Programa “São Paulo Amigo do Idoso”

Lins recebe Selo Inicial do Programa “São Paulo Amigo do Idoso”

Secretarias Municipais estão articuladas para conquistarem o próximo passo

Em junho deste ano o município de Lins recebeu o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Para dar continuidade ao projeto e também para que a cidade ganhe o Selo Intermediário, é necessário que as diferentes áreas das Políticas Públicas se articulem e conversem entre si.

Sendo assim, na manhã dessa quarta-feira (23), foi realizada no anfiteatro da Prefeitura de Lins uma reunião com a participação de todas as secretarias do município para debater e discutir as medidas e ações necessárias para dar início as implantações e desenvolvimentos de ações, obras e melhorias para que Lins consiga conquistar este Selo. O encontro foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e contou com a presença da Secretária Rita de Freitas.

Programa

Criado com o objetivo de ser um instrumento de promoção de um amplo processo de mobilização regional de diversos setores governamentais e também da sociedade, o Selo Amigo do Idoso foi instituído pelo Decreto nº 58.047 de 15 de maio de 2012, com o intuito desenvolver territórios amigáveis para todas as idades, com foco no envelhecimento ativo do Estado de São Paulo.

O Programa visa estimular os municípios e também as entidades públicas e Sociedade Civil a implantarem ações referenciadas através do projeto, que certificará as cidades paulistas de acordo com boas práticas públicas voltadas para população idosa.

Para participar do projeto e adquirir os selos, são necessários quatro passos. O primeiro é a assinatura do termo de adesão, que já foi feito pelo Prefeito Edgar de Souza. O segundo passo são ações obrigatórias para receber o Selo Inicial, que foi o que Lins obteve recentemente. Agora o terceiro passo é organizar ações obrigatórias e eletivas para conquistar o Selo Intermediário e em breve receber também o Selo Pleno, quando finalmente o município se tornar uma cidade Amiga dos Idosos.

Lins

De acordo com a Fundação SEADE 2016, a população idosa em Lins é de 16,24%, que representam 11.984 idosos. Para o ano de 2020 a projeção é de que essa população cresça até 1,74 %, chegando a 17,98%. Tendo em vista este crescimento considerável, são de extrema importância as articulações das secretarias para que o município avance e esteja cada vez mais preparado para acolher este público.

Para Angélica Cristina de Souza Silva, que é Terapeuta ocupacional e Técnica da Vigilância Socioassistencial na Prefeitura de Lins e que também foi responsável pela reunião nesta manhã, essa otimização das oportunidades de saúde, estimulo do envelhecimento ativo, participação e a segurança precisam acontecer com o intuito de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. “Lins já está trabalhando nas ações obrigatórias e eletivas para receber o selo Intermediário, nosso objetivo é se tornar uma cidade amiga do idoso, com Selo Pleno”, explica.

Ainda de acordo com a Terapeuta, o município terá 12 meses para cumprir as ações obrigatórias e também as eletivas. Ao todo são 3 de cada, onde cada uma delas está direcionada para uma área diferente, como saúde, educação e proteção.