26 OUT 2015
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Procon de Lins orienta sobre greve dos bancos

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

O Procon de Lins, convênio entre a Prefeitura Municipal e a Fundação PROCON, informa que os serviços bancários e os de compensação são atividades essenciais, e os bancos devem garantir um efetivo mínimo que deve resultar na continuidade do serviço, inclusive para que seja garantido o pagamento de aposentados e pensionistas.
Além disso, deverão ser mantidos, em pleno funcionamento, os serviços de atendimento via internet e os caixas eletrônicos.
Caso não ocorra o atendimento mínimo, o consumidor deve registrar sua reclamação junto a Ouvidoria da Instituição Bancária e no Banco Central ou ainda através do telefone: 0800-979-2345.
Com relação a pagamento de contas, é importante que o consumidor tenha ciência de que o não pagamento das faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança que saiba ser devedor não o isenta do pagamento, se outro local lhe for disponibilizado para realizá-lo.

O coordenador do Procon de Lins, Dr. Luiz Henrique de Andrade Caetano, alerta o consumidor para que este fique atento as datas de vencimentos das faturas e boletos, para que não seja cobrado por eventuais encargos e tenha o nome registrado nos serviços de proteção ao crédito (SPC/SERASA), o consumidor deve ficar atento as datas de vencimento de suas faturas e boletos, sendo sua obrigação entrar em contato com cada credor, solicitando outra opção de local para realizar o pagamento, como por exemplo, pela internet, casas lotéricas ou depósitos ou código de barras junto ao caixa eletrônico.
Caso o fornecedor se recuse a disponibilizar qualquer meio para o pagamento, o consumidor deve tentar documentar a tentativa de contato, ligando no atendimento da empresa, por exemplo, sempre anotando o nome da pessoa com quem falou, número de protocolo de atendimento, data e horário do contato. Posteriormente, se houver a cobrança de multa e/ou encargos o consumidor poderá registrar a reclamação junto ao Procon.
No caso de cheques emitidos e ainda não compensados, caso a conta corrente esteja sem provisão de fundos, sugere-se ao consumidor que tente acordo com o favorecido (credor) ou efetue o depósito via caixa eletrônico.
Maiores informações ou esclarecimentos de dúvidas, o Procon de Lins está disponível de segunda à sexta-feira no horário das 09h às 18h, na Rua Olavo Bilac, 640 - Sala 07, Centro, Lins/SP, ou ainda, pelo telefone: (14)3533-7024.