LINS NO CAMINHO CERTO DA DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS
CODEC- Coordenadoria de Comunicação
O Brasil tem, atualmente, 2.202 municípios que contam com destinação adequada dos resíduos sólidos, o que representa 39,5% das cidades do país. A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010 e determinou que todos os lixões do país fossem fechados até dia 2 de agosto de 2014; pela lei, o lixo será encaminhado para um aterro sanitário.
Em Lins, a destinação dos resíduos sólidos domésticos está regularizada desde 2009, quando o aterro sanitário foi encerrado e todo o lixo doméstico e inservível passou a ser encaminhado a um aterro sanitário licenciado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental -Cetesb. Em relação aos resíduos de saúde e recicláveis (lata, papel, vidro, plástico), incluindo lâmpadas, eletroeletrônicos, entre outros, encontram-se da mesma forma, em funcionamento dentro da lei. Quanto aos recicláveis, a Prefeitura Municipal de Lins realiza a coleta em todo perímetro urbano e encaminha àCooperativa de Recicladores de Lins - COOPERSOL, com 30 membros que selecionam, enfardam e comercializam cerca de 70 toneladas de material por mês.
Com relação aos resíduos da construção civil, o município conta com todos os elos desta cadeia, desde o gerador, transportador, recebedor e ainda com a manufatura destes resíduos em novos produtos, o que liberou o município do ônus de investir pesados recursos na aquisição e manutenção de equipamentos para este serviço. O recebedor, elo recentemente presente em alguns municípios, em Lins, por exemplo, é responsável pela destinação finale por serem resíduos de grande volume, altamente impactantes, pesados e requerem mão de obra especializada tanto no manuseio in loco, quanto na operação de máquinas e britadores, torna-se o elo mais oneroso de toda cadeia e, por isso, não está presente em todos os municípios, forçando a atuação em nível regional.
Lins avança e, com a atividade delegada conquistada pelo prefeito Edgar de Souza, auxiliará na fiscalização de depósitos irregulares feitos tanto por empresas e carroceiros, quanto por pessoas que levam de carro seus resíduos em locais impróprios como beira de estrada, rios ou terrenos vazios. O município conta também com um Ecoponto no bairro São João e,futuramente, outro no bairro Bom Viver, além disso, em breve será implantado um sistema de monitoramento que auxiliará, em tempo real,as irregularidadesrelacionadas a resíduos.
Eng. Agr. HemersonCalgaro
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente
Prefeitura de Lins