11 SET 2018
Nota Secretaria Municipal de Saúde - Programa de Diabates

A Diabete Melito (DM) é uma doença endocrino-metabólica de etiologia heterogênea, caracterizada por hiperglicemia crônica, resultante de defeitos da secreção ou da ação da insulina. A doença pode cursar com complicações agudas como hipoglicemia e cetoacidose, além das crônicas como retinopatia, nefropatia, neuropatia.

O município de Lins segue as recomendações do Ministério da Saúde, conforme PORTARIA CONJUNTA N° 08 de 15 de março de 2018 a qual, aprova o protocolo Clinico e Diretrizes Terapêuticas da Diabete Melito Tipo 1 e tem por objetivo estabelecer diretrizes para o diagnostico, tratamento e monitoramento dos indivíduos com essa doença.

Salientamos que o programa municipal dos pacientes diabéticos, visa acompanhamento médico, de enfermagem e dos agentes comunitários de saúde, distribuição orientada de medicamentos hipoglicêmicos, dispensação de fitas reagentes para avaliar os níveis de glicemia, grupos terapêuticos como os de caminhadas.

Ressaltamos ainda que os pacientes que recebem o kit para controle glicêmico devem ser acompanhados na unidade de saúde de referência, portanto, o programa não se limita apenas em distribuir insumos e sim de acompanhamento e oferta de ações preventivas e de promoção da saúde.

Considerando que a Equidade é um princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde - SUS - e tem por objetivo diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.

Diante do exposto e com base nas considerações supracitadas, vimos por meio deste esclarecer que o intuito das avaliações socioeconômicas são necessárias para atualização dos bancos de dados e critérios de inclusão referentes aos programas relacionadas a saúde publica.

Enfª. Melissa Rochet da Silva Siviero

Coordenadora da Saúde Coletiva