13 AGO 2018
Saiba os benefícios do esporte no desenvolvimento social das crianças assistidas pelo programa “Bola Bacana”

O “Bola Bacana” atende cerca de 200 crianças da rede público de ensino, auxilia na formação esportiva e escolar por meio de aulas gratuitas de futsal, vôlei, handebol e basquete, na Escola Décia Lourdes Machado e no Centro Social Urbano – CSU -.

A iniciativa visa estimular o desenvolvimento escolar e social de crianças e jovens carentes através da prática e do aprendizado esportivo educacional, ocupando, dessa maneira, seu tempo ocioso, por meio da prática de atividades complementares - esportivas, recreativas, cooperativas e educativas -.

Para informar melhor a população do poder transformador do esporte no desenvolvimento social dos jovens, o Programa “Bola Bacana” separou alguns proveitos adquiridos pelos participantes ao praticar as modalidades oferecidas pelo projeto, como: cooperação, liderança e disciplina.

Cooperação

Futebol, basquete, handebol e vôlei são atividades que exigem tarefa em equipe e o jogo coletivo. Dessa forma, o estudante percebe a importância do trabalho em grupo, iniciando o processo de cooperação.

Liderança

A prática também auxilia no desenvolvimento da liderança dentro do esporte ou quando inserido em um grupo social. Ao tomar a frente em uma equipe, o aluno consegue compreender mais sobre a maneira adequada para motivar os outros jogadores. Além disso, faz-se capaz de aprender a receber sugestões e a compartilhar experiências.

Disciplina

As crianças adquirem, conforme o acompanhamento de um professor nas atividades, um melhor comportamento, compreendendo de modo mais fácil a questão de hierarquia e limites.

Sobre o projeto

O “Bola Bacana” é iniciativa da Associação de Arte, Cultura e Esporte (AACE) patrocinada por meio da renúncia fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da Usina Lins, prevista pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude). O projeto também conta com o apoio da Prefeitura de Lins e SEMEL.