03 ABR 2018
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Secretaria de Assistência Social orienta sobre o programa Apadrinhamento Afetivo

Atualmente, o município de Lins conta com cerca de 20 crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional sendo este uma das medidas de proteção às crianças e adolescentes que tiveram seus direitos ameaçados ou violados.

Para alguns desses acolhidos, não é possível o retorno para sua família de origem bem como são remotas as possibilidades de adoção. Deste modo, considerando o direito que toda criança e adolescente tem à convivência familiar e comunitária, são necessárias outras possibilidades que lhe garantam a efetivação do direito citado.

Assim, surgiu a iniciativa do Apadrinhamento Afetivo, que objetiva proporcionar uma referência positiva para a vida da criança e do adolescente, sendo que o adulto tem diversas formas de se fazer presente na vida do afilhado. É possível compartilhar experiências e vivências, dar carinho, dialogar, auxiliar e orientar na tomada de decisões, passear, participar de festas, ajudar a estudar, preocupar-se, incentivar o planejamento do futuro, enfim, proporcionar às crianças e adolescentes a vivência de vínculos afetivos individualizados e duradouros e a ampliação de suas experiências sociais, culturais e de convivência familiar e comunitária.

Entende-se que o grande benefício da vinculação com o padrinho para as crianças e adolescentes é o seu caráter de longo prazo. Ter alguém “sem prazo de validade” gera segurança e conforto, além de ser uma forte necessidade, considerando o número de relações estabelecidas e depois rompidas em suas vidas.

Por fim, assim como acontece em outras relações, o apadrinhamento depende de dois lados e não é possível prever ou controlar tudo o que o futuro reserva para essas histórias. Como as crianças e adolescentes estão em condição peculiar de desenvolvimento e são o público-alvo, entende-se que o adulto precisa ter um papel ativo, de construir, manter a relação e estar disponível para ela.

A responsabilidade do padrinho é a de cultivar ativamente essa relação com o afilhado.

O Setor Técnico do Fórum de Lins e a Equipe da Casa Lar estão à disposição para maiores informações sobre o Projeto de Apadrinhamento Afetivo.

Venha ser a pessoa de referência na vida de uma criança ou de um adolescente!

Fonte: CODEC - Coordenadoria de Comunicacão
Local: Lins