20 OUT 2017
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Lins é considerada modelo em saneamento pelo Trata Brasil

O município de Lins foi eleito um modelo de sucesso em saneamento básico pelo Instituto Trata Brasil, no evento “Casos de Sucesso”, que aconteceu na última terça-feira (17), na Fundação Getúlio Vargas, na Capital de São Paulo. Atualmente, a cidade abastece 100% da sua população com água tratada, coleta e trata 100% dos esgotos. Além disso, o índice de perdas de água do município é de 15%.

O prefeito de Lins, Edgar de Souza esteve no local, acompanhado do superintendente da Sabesp, Antônio Rodrigues da Grela Filho (Da Lua), ao lado do presidente da Sabesp, Jerson Kelman, que participou do evento e elogiou a idéia de destacar o que há de bom no setor de saneamento, já que a Sabesp tem mais de 200 municípios universalizados.“O Interior de São Paulo tem um padrão europeu de saneamento, algo que é pouco destacado”.

Lins foi destaque principalmente por conta do seu baixo índice de perdas de água. O índice nacional de perda de água na distribuição é de aproximadamente 36,7%. As perdas, que acontecem durante o processo de distribuição de água em todo o mundo, trazem impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. Elas podem estar associadas aos vazamentos, às ligações clandestinas e ao furto de água.

A Sabesp, que atende o município desde 1975, trabalha de forma constante para reduzir as perdas. Pesquisas de vazamentos não visíveis, monitoramento e reparo das redes de distribuição, notificação de clientes que apresentam alta de consumo para verificar possíveis vazamentos internos e troca de hidrômetros, são algumas das ações que a companhia adota para reduzir cada vez mais o índice de perdas na cidade, que conta com 30 mil ligações e cerca de 236 quilômetros de rede de água.

Local: Lins