05 JUL 2017
Centro de Testagem e Aconselhamento completa 4 anos de atendimento

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Programa Municipal de IST/AIDS/Hepatites Virais, oferecem a população o CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, que comemora 4 anos de funcionamento nesta quarta-feira (05).

O CTA foi inaugurado na gestão do prefeito Edgar de Souza, no ano de 2013 com o objetivo de atender em demanda espontânea toda a população de Lins, com interesse em realizar seus exames de HIV/AIDS, Sífilis, Hepatite B/C, receber orientações preventivas quantos essas doenças e retirar insumos preventivos como preservativo masculino e feminino e gel lubrificante.

Com o desenvolvimento do serviço outras atividades foram incorporadas, como o atendimento aos casos suspeitos e portadores de Tuberculose, atendimento Infectológico para o diagnóstico das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), bem como o encaminhamento ao serviço de referência dos casos confirmados de HIV/AIDS e Hepatites B/C.

De acordo com a secretária de Saúde, Claudia Nunes, o grande atrativo do setor é que os exames de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatite B/C são realizados com uma técnica inovadora de testagem rápida, onde com apenas uma gota de sangue da ponta do dedo são realizados quatro exames e o resultado fica pronto em 20 minutos. “É importante ressaltar que para comparecer ao setor não é necessário qualquer tipo de encaminhamento, basta que a pessoa tenha o interesse em fazer os exames e apresente seus documentos pessoais”, destaca Cláudia.

A secretária afirma que os profissionais estão plenamente capacitados para atender as demandas com qualidade e perícia no assunto, bem como a execução das atividades preventivas e a realização do teste rápido, visto que tais doenças ainda causam muito estigma e discriminação na sociedade, portanto o sigilo e confidencialidade são as marcas deste serviço.

O setor também desenvolve atividades preventivas extramuros pelo município em escolas, empresas, instituições, universidades entre diversas parcerias, nessas atividades são realizadas palestras educativas e informativas sobre as referidas doenças, bem como em algumas oportunidades a realização da testagem rápida.

De acordo com dados da Secretaria, desde a inauguração até o dia 30 de maio desse ano, 6.615 testes rápidos já foram realizados. Destes 62, tiveram um diagnóstico entre as doenças HIV/AIDS (88), Sífilis (380), Hepatites B (30), Hepatites C (126) e ainda foram 4.393 consultas entre Enfermagem (2.230), Serviço Social (1.616), Infectologia (197) e Pneumologia (350).

O CTA que está localizado na Rua Cônego Vicente Francisco de Jesus, 466 - Jardim Santa Clara, atende das 7h30 às 13h30. Mais informações através do telefone (14) 3532-4639.

Fonte: CODEC – Coordenadoria de Comunicação

05/07/2017