14 JUL 2016
Cooperjovem beneficia 21 escolas do município de Lins

A Unimed Lins Cooperativa de Trabalho Médico e SESCOOP/SP - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo, realizaram várias ações durante o primeiro semestre de 2016 referentes ao Programa Cooperjovem. Ao todo foram beneficiadas 21 escolas do município de Lins, em uma parceria da Unimed Lins, SESCOOP/SP e Secretaria Municipal de Educação.

Iniciando as atividades, no dia 30 de março, crianças e adultos ficaram encantados com duas apresentações da peça teatral “Avesso do Avesso” da Companhia “A Hora da História” na EMEI “Carlos Aparecido Sanches”.

Já no dia 25 de abril aconteceu a ação de “Jogos Cooperativos e Danças Circulares”, com a instrutoria Flytime para todos os professores de pré-escola e creche da rede municipal no período da manhã e tarde e à noite oferecida para professores de Artes, Inglês, Informática e Educação Física.

Foi realizada a oficina “Atividades Cooperativas na Escola” com os instrutores Rosangela Rosa e Gregório Fanucchi da Óbios Vitano dia 30 de maio,  atingindo também todos os professores de pré-escola e creche em ambos os períodos.

A Cia a Hora da História, novamente fizeram varias apresentações, naEMEIEF “João Santos Meira” a apresentação “Arroz, Feijão, História e Macarrão”, na EMEI “Prof. Cezário Toshio Maeda” a apresentação “Hoje é dia de História”, na EMEI “Prof.ª Gessy Martins Beozzo” a apresentação “Histórias do nosso povo” em ambos os períodos, e para abrilhantar, a Festa Junina na EMEI “Nossa Senhora de Fátima” .

No dia 21 de junho uma palestra sobre “A importância do jogo simbólico na Educação Infantil”, com a instrutora Laisa Teixeira Malta, da Óbios Vita, que integrou as escolas EMEIs “Prof. Eugenio Martins Ramon”, “Prof. Agostinho Perazza”, “Prof. Irany Laraya” e “Prof.ª Áurea de Campos Gonçalves”. E no dia 22 de junho na EMEI “Prof.ª Alda Therezinha Perches Queiroz”, que contou com a participação de pais. Já no dia 28 na EMEI “Eng. Lavoisier Monney Junior” teve a participação de algumas escolas participantes do Programa Cooperjovem, além da presença dos pais.

A Escola EMEF “Dom Walter Bini” realizou a palestra aos professores sobre “Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional” com Henriqueta Lucila da Silva, da Visão Futuro no dia 27 de junho.

Na EMEI “Maria de Lourdes Alencar Silva”, teve Contação de História da Renta Roman no período da tarde para todas as crianças presentes na creche com a participação dos pais.

Para a EMEI “Menino Jesus” a palestra “Relação, Escola e Comunidade” com a participação dos pais com os instrutores Luís Antônio da Silva e Leila Rockert, ambos da Global Culture, bem como no dia 01 de julho na EMEI “Prof.ª Maria Aparecida da Silva Elias” e também na EMEI “Profº KitisiIamauti”.

Todas as ações foram acompanhadas pelas representantes da cooperativa parceira Unimed Lins – Ana Lúcia de Souza Andrade (Gestora de Responsabilidade Socioambiental) e Daniela da Silva Atanásio (Pedagoga), responsáveis pela realização do Programa Cooperjovem na cidade e pelos supervisores de ensino da SME.

O objetivo do Programa Cooperjovem é contribuir para a formação de cidadãos cooperativos, que tenham disposição de criar laços de confiança que viabilizem a participação e convivência em sociedade. Neste sentido, o Cooperjovem tem um compromisso com a educação cooperativa, sensibilizando os alunos, professores, pais e comunidade para a mudança de atitudes, visando uma sociedade mais justa, autônoma, democrática e participativa.

Para o segundo semestre outras ações (oficinas, palestra ou apresentações teatrais) estão sendo agendadas de acordo com os objetivos de cada projeto desenvolvido pelas escolas participantes do Programam Cooperjovem e serão conduzidas por instrutores qualificados que tem como intuito agregar conhecimentos e os valores da cooperação no cotidiano escolar.