28 JUN 2016
Centro de Ressocialização de Lins realiza Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Do dia 20 a 24 de Junho o Centro de Ressocialização “Dr. Manoel Carlos Muniz” de Lins realizou a Jornada de Cidadania e Empregabilidade, com ummutirão de ações que contou com atendimentos jurídicos e de saúde, palestras sobre empregabilidade e emissão de segunda via de documentos (RG e Carteira de Trabalho).

A sessão solene ocorreu na quinta feira (23), e contou com a presençado Vice-Prefeito de Lins, Rogério Barros; do coordenador das unidades prisionais da região noroeste do estado, Carlos Alberto Ferreira de Souza, Secretária de Assistência Social Rita de Freitas e representantes de entidades parceiras. A banda do 37º Batalhão de Infantaria Leve do Exército de Lins, também participou com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Projeto

A Jornada de Cidadania e Empregabilidade é um projeto da Secretaria da Administração Penitenciária, juntamente com a Coordenadoria de Reintegração Social, Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste e Unidades Prisionais. Teve início em 2015 no Centro de Progressão Penitenciária de Tremembé; a princípio, a proposta era atender apenas reeducandos em regime semiaberto, ou seja, aqueles que estavam prestes a ganhar a liberdade.

Devido grande sucesso, em 2016 o projeto foi estendido ao regime fechado, passando a atender Centros de Detenção Provisórias, Penitenciárias e Centros de Ressocialização. O objetivo principal da Jornada é preparar o homem preso para retornar ao convívio social, com ações como regularização de documentos (CPF, RG, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento), atendimentos na área da saúde (Teste HIV, Pressão arterial, Glicemia), atendimentos jurídicos, epalestras sobre empregabilidade e empreendedorismo.

Jornada de Cidadania também tem o objetivo de criar vínculos com entidades da sociedade, como escolas, faculdades, órgãos de saúde, etc. São relações de parceria que trazem para dentro do sistema penitenciário atividades comuns do convívio social, fazendo com que as entidades enxerguem a importância do papel ressocializador que cada uma delas representa para a vida do encarcerado.

O que para muitos de nós pode ser simples tarefa, para o egresso, que acaba de sair da prisão, se torna algo complicado devido receio de solicitar um novo documento em uma delegacia ou Poupatempo. Por isso, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade vem de encontro com necessidades essenciais para o cidadão preso, preparando-o para a reinserção à sociedade e mercado de trabalho.

Até o momento, só na região Noroeste, foram emitidos 5.118 Rgs, 1.564 Certidões de Nascimento, 797 Carteiras de Trabalho e 1.215 CPFs. As palestras contabilizam 14.765 participações e 1.932 atendimentos jurídicos. Até o final deste ano a Jornada pretende atender todas as 41 unidades prisionais da Região.

28/06/2016