25 MAI 2016
FATEC e ADETEC em parceria realizam Dia do Empreendedorismo

A ADETEC - Agência de Desenvolvimento Tecnológico de Lins e FATEC - Faculdade de Tecnologia, com o apoio da Prefeitura Municipal, organizaram na última quinta-feira (19), a segunda edição do “Dia do Empreendedorismo”.

A equipe da ADETEC/Incubadora de Empresas organizou uma sessão de palestras, com integrantes do Hotel de Projetos, Empresários Incubados e Agentes de Inovação. Em dois períodos, cerca de 700 alunos da FATEC, participaram do evento e puderam ouvir profissionais e empresários empreendedores.

Fábio Lucio Meira/FATEC, professor e responsável pela disciplina de empreendedorismo, contou que o objetivo é incentivar os alunos com perfil empreendedor inovador e estimulá-los. “Queremos tirar o aluno do lugar comum, fora da caixa, e oferecer oportunidade para constituir o seu próprio negócio”, afirma.

Para Viviane Faustini, coordenadora do Hotel de Projetos, exemplificou experiências empreendedoras e os caminhos a seguir para chegar ao sucesso. “Não se acomode, visualize o seu futuro, acredite que você pode ser o que quiser”, apontou.

Segundo Tássia Dandréa, que é agente de inovação, apresentou dados sobre o concurso de negócios Empreendedor do Futuro. O projeto visa valorizar boas ideias para não deixá-las fora do mercado. “No ano passado tivemos recorde de participação, com inscritos de todo o Oeste Paulista, e um projeto de Campinas. O nosso maior compromisso é validar projetos com potencial de mercado”, declarou.

Hugo Zabini e Lucas Rodler, vencedores do Projeto Empreendedor – 2015, também participaram. Os jovens que agora integram o Hotel de Projetos e desfrutam do resultado do Prêmio. “Deixamos de sonhar e estamos percorrendo o nosso caminho. Ganhamos visibilidade e experiência. O apoio da Incubadora nos levará até a criação da nossa empresa”, almejamos jovens.

Augusto Marmo e João Vitor, proprietários da empresa Dieta da Fibra, contaram a peculiar história deles, que se dedicaram em uma ideia sem sucesso. “Ficamos um ano tentando a primeira venda. Em seguida deixamos o emprego e fomos para a Incubadora, nos dedicarmos integralmente ao nosso sonho. Foram mais seis meses sem nenhuma venda. Tudo conspirava contra, mas nós não nos abatemos. A virada veio após esgotar todas as possibilidades de erros. E, hoje a empresa é constituída por quatro colaboradores, dois sócios e seis afiliados não internet – representantes de vendas. Chegamos a 14 mil vendas do nosso produto (e-book) e temos recursos para manter a empresa por um ano. Sem dúvida a Incubadora foi o lugar ideal para focarmos a nossa ideia e com apoio de profissionais que nossos ajudaram a vencer”, afirmam.

Desafio Adetec

Ao final, Viviane Faustini, convidou os alunos para participarem do Desafio ADETEC. Um programa que visa construir um Modelo de Negócio, a partir de estudo, pesquisa, avaliações e criação de uma empresa. Nos mesmos moldes que uma empresa comum.

Os participantes desenvolvem o comportamento empreendedor, na pratica, com várias fases de treinamento, acompanhamento e orientação.

Finalização por meio de banca examinadora e premiação aos participantes.

Segundo Viviane, criadora do Desafio, o objetivo é mostrar novos caminhos. “Existem outras opções além do mercado de trabalho. E a gente quer mostrar que o empreendedorismo também é um bom caminho”, finaliza.