17 MAI 2016
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Parceria entre Prefeitura de Lins e Rotaract Clubs dá origem a novo bosque

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

No último domingo (15), jovens voluntários dos Rotaract Clubs de Getulina, Cafelândia, Promissão e  Guaiçara liderados pelo Rotaract Club de Lins, realizaram o plantio de 751 mudas de árvores nativas, em um mutirão na propriedade do senhor Juarez Cavalli, nas proximidades da estação de tratamento de esgotos da Sabesp, em Lins.

A ação é um convênio entre a Prefeitura de Lins e o Rotaract Club de Lins. A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente - SAMAS identifica os locais de plantio nas propriedades rurais e áreas verdes dos bairros da cidade e fornece as mudas.
O Rotary Club de Lins assumiu a manutenção de um bosque de 740 árvores, nas proximidades do córrego Barbosa, mantendo um trabalhador ali, por dois anos, cuidando das mudas, combatendo formigas e substituindo mudas que não vingam. As árvores plantadas exigem cuidados nos dois primeiros anos após o plantio e essas parcerias são fundamentais.

Para o Prefeito de Lins Edgar de Souza, ação como estas fazem a diferença, “parabéns aos rotaractianos de Lins e região, por nos ajudar a proteger nascentes e recuperar áreas degradadas, com bosques que recuperam o habitat da nossa fauna e protegem as vidas de todos nós". Destaca.
O Secretário de Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentado, Israel Alfonso, esclarece que a comunidade entendeu as limitações da Prefeitura e essa necessidade de participar concretamente na manutenção de projetos que garantem a qualidade de vida e preservação das águas. “Ao invés de criticar, diz o Secretário, as pessoas e entidades estão se dispondo a cuidar de praças e bosques, entendendo que a cidade é de todos. O Rotary é um grande parceiro, inclusive no projeto de preservação das águas subterrâneas, através do qual os membros do Rotary Club de Lins e do Lins-Sul, com apoio da Fundação Rotária, instalaram biodigestores na área rural, eliminando as fossas negras, que poluem as águas e disseminam doenças".
O Agrônomo Eliseu Figueiredo Neto, membro do Rotaract de Lins, orientou os 38 voluntários, demonstrando as técnicas de plantio e melhor distribuição das mudas e a SAMAS fez os buracos e forneceu as mudas de espécies nativas.

17/05/2016
Parceria entre Prefeitura de Lins e Rotaract Clubs dá origem a novo bosque