28 AGO 2015
Secretaria Municipal de Educação realiza reuniões pedagógicas

CODEC - Coordenadoria de Comunicação

A Prefeitura de Lins, através da Secretaria Municipal de Educação realizou, conforme previsto no calendário escolar de suas Unidades, as reuniões pedagógicas para cada modalidade de ensino, entre os meses de Julho e Agosto.

No dia 31 de Julho, a reunião ocorreu nas dependências da EMEF “João Alves da Costa” para as atendentes de atividades infantis de todas as Unidades de EMEI – modalidade creche.

Foram oferecidas quatro oficinas: Descobrindo o Mundo dos Sons, ministrada pelo maestro João Fernando Paluan; A Contribuição da Estimulação Precoce para o Desenvolvimento da Linguagem e dos Aspectos Psicomotores, ministrada pela terapeuta ocupacional, Elaine Mendes e pelos Fonoaudiólogos, Rosemeire Silva e Heitor Catardo; A Música como Recurso para o Desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos, ministrada pelo musicista,Thiago Sanches e pela fisioterapeuta, Janaína de Lourdes Santos; Shantala: a arte de massagear bebês, ministrada pela professora coordenadora, Elair Porto Dourado, pela psicóloga, Geisla D. Manfré Poli e pela enfermeira, Juliana Gastardon Mesquita. Cada atendente participou de duas oficinas nesta data e participará das outras duas no próximo encontro, que ocorrerá em outubro.

No dia 14 de Agosto, foi a vez dos professores e tutores de classe receberem capacitação. Os que atuam na Educação Infantil (pré-escola, creches municipais e filantrópicas) tiveram a reunião pedagógica sobre Estimulação Psicomotora na Educação Infantil,com a Profª Drª Fabiana S. Sameshima e a fisioterapeuta, Janaína de Lourdes Santos, além da participação da Profª Giane Gutierrez Rinaldi, que falou sobre Alunos Com Altas Habilidades/ Superdotação.

Os que atuam no Ensino Fundamental tiveram a reunião pedagógica dividida em dois momentos. O primeiro foi organizado pela diretora de Ensino, Profª Me. Fabiana de Oliveira Lima e pelos supervisores de Ensino, Antônio Marcos de Oliveira, Fabiana Vita Florentino e Silvana Martinho da Silva Balansieri, que falaram sobre Análise dos Resultados da Rede Municipal de Ensino no Saresp 2014,com o objetivo de refletir sobre os resultados alcançados nos últimos anos e elaborar estratégias para melhorar ainda mais o desempenho dos alunos e a qualidade do ensino oferecido pela Rede.

O segundo momento foi conduzido pela professora coordenadora, Elair Porto Dourado, que falou sobre Adaptação de Atividades Pedagógicas para Alunos com Deficiência. Além disso, os professores das áreas de Artes, Inglês, Informática e Educação Física tiveram um momento específico para discussão de aspectos ligados às suas áreas de atuação, conduzido pela supervisora Fabiana Vita Florentino.

Ainda nesta data, houve reunião pedagógica para os profissionais da Educação de Jovens e Adultos, no CEP “Paulo Freire”, organizada pela supervisora de Ensino, Ana Vilma Vieira Pellicano, sobre Práticas Pedagógicas em EJA.

Por fim, para os profissionais que atuam nas Oficinas de Inclusão de Jovens e Adultos do Núcleo de Apoio Integrado ao AEE “Profª Elizabeth G. Chinali”, a reunião foi sobre Construção de Mini Horta, organizada pelo Sescoop e ministrada pelo biólogo, Rogério Pereira de Oliveira.

28/08/2015
Secretaria Municipal de Educação realiza reuniões pedagógicas